Gourmet: FESTIVAL FARTURA FECHA O ANO EM FORTALEZA, DIAS 23 E 24 DE NOVEMBRO, COM CHEFS DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, NA PRAÇA DAS FLORES

 

 

Eduardo Campelo - Concha marinha, camarões e peixe empanados com maionese cítrica - Foto Fartura Divulgação

Após passar por Belém, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Porto Alegre e Lisboa, o Projeto Fartura completa as cinco regiões do Brasil e encerra o ano no Nordeste, com a quinta edição do Festival Fartura Fortaleza, dias 23 e 24 de novembro, na Praça das Flores, com entrada gratuita.

O evento reúne chefs e produtores de todo o país e proporciona ao público uma experiência gastronômica completa, da origem ao prato. Aulas teóricas e práticas, receitas sendo preparadas ao vivo, venda de produtos e, é claro, pratos para degustar a todo momento.

Tudo isso embalado por shows musicais e apresentações cênicas ao longo do dia. Quem passar pela Praça das Flores, tem a oportunidade de curtir o som de bandas locais que apresentam a pluralidade do Ceará, como Beatles in Jazz, Orquestra Transversal, Robertinho Marçal, RegJazz e Jorge Doudement.

Atrações gastronômicas

No Espaço Chefs e Restaurantes, o chefs disponibilizam os pratos em estandes durante o dia todo. Participam: Eduardo Campelo, do Mar de Rosas, com tempurá de couve flor, peixe e camarões empanados, e sanduíche no chapati de abóbora com carne de sol; Neto Teixeira, do Verdelima, serve uma paella vegana com cogumelos, camarão acocado e torta de chocolate com morango e café; Lia Quinderé, da Sucré Patisserie apresenta ao público o sanduíche de sudroc, porção de mini coxinhas e sucroc. Já o chef Marco Gil, do Rosa Celeste, serve Shoarma de carneiro, Bowl de Galinhada, e ainda a opção vegetariana Berinjela Curada com ragu de cogumelos, castanha e pão. Também estarão presentes Ralfo Ifanger, do Parrileiro, Fabiano Pedon, do Hey Joe Food ‘n’ Bar,

Claudio Ribeiro, do Tapioqueira da Xuxa, Liliane Pereira, do O Banquete, e Sandro Gouveia, da Quitanda do Pastel.

Para que o público possa conhecer mais sobre a cultura gastronômica de diversas regiões do país, são realizadas aulas e degustações no Espaço Conhecimento Senac. Entre os temas, Talita Avelino (AM) aborda sobre ingredientes amazônicos na confeitaria, Celso Vieria (MG) conta o segredo do bom café, João Diamante (RJ) ensina um Tartare de Carne de sol com chips de mandioca e Diogo Sabião (RO) fala sobre o chocolate Awiina. Profissionais como Matheus Vieira (CE), Valéria Laena (CE), Vera Elaine (SP), André Castro (DF), Didda Carneiro (CE) e Ribamar (CE) também transmitem outros ensinamentos.

Para quem gosta de cozinhar e quer aprender os grandes truques dos chefs profissionais, o Espaço Interativo Electrolux traz a oportunidade perfeita. O público vai colocar a mão na massa com nomes como Caetano Sobrinho (MG), Luiz Jacob (SP), Bia Leitão (CE), Neto Teixeira (CE), André Castro (DF) e Roseane Radecki (PR).

Outra forma de aprender receitas de quem dá um show na cozinha é aproveitar os ensinamentos no Espaço Electrolux. Entre os pratos estão Rigatoni alla Norma, do chef Fábio Felle, Filé suíno com molho de tomate colada, do chef Luiz Jacob, Torta de chocolate sem açúcar com calda de caju, da chef Bárbara Saunders, Tartare de pupunha tropical com tempurá de quiabo, d o chef Michel Darque e Pappardelle com alho poró e presunto cru, da chef Rosana Radecki.

Com a mesma pegada, o espaço Origem ao Prato apresenta o preparo ao vivo dos ingredientes até chegar à finalização do prato, que o público pode adquirir. Ivan Prado (CE) ensina o arroz de carneiro, Claudomiro Maués (PA) faz um frito de vaqueiro, Caetano Sobrinho (BH) serve arroz de polvo, João Diamante (RJ) prepara uma bruschetta com pão sourdough e ainda há receitas de Pedro Emílio (CE), Rosane Radecki (PR), Felipe Cicconato (CE) e Talita Avelino (AM).

Para prolongar os sabores do Fartura e levar para casa iguarias de várias regiões, ainda é possível passar na Mercearia Fartura. Além de produtos cearenses como licores, cafés, sucos, cajuínas e natchup e polpa de sucos, há opções como embutidos do Paraná, pimentas de Brasília, geleias, licores e biscoitos do Pará e chocolates de Rondônia. Produtos mineiros também estão à disposição no espaço Origem Minas.

 

SERVIÇO:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Fortaleza

Datas: 23 e 24 de novembro

Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Local: Praça das Flores (Av. Des. Moreira, S/N – Aldeota, Fortaleza- CE).

Entrada gratuita, sujeita à espera em caso de lotação do espaço.

http://www.farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s