Saúde: 5 dicas para melhorar sua imunidade

iStock-952953174-760x450

Muitas vezes, sintomas como cansaço, queda de cabelo ou gripes constantes são deixados de lado no nosso dia a dia, por acharmos que algo normal. Quando, na verdade, são sinais de uma baixa imunidade. E nunca foi tão importante, como agora, fortalecermos nosso sistema imunológico! Pensando nisso, relacionamos algumas dicas práticas sobre como melhorar a sua imunidade e afastar doenças, que podem se tornar fatais durante uma pandemia. Confira!

1. Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação tem grande influência no nosso organismo, e quando uma pessoa se alimenta apenas para saciar sua fome, sem se preocupar com as necessidades nutricionais do corpo, é bem provável que aumente a sua vulnerabilidade a doenças. Então, uma alimentação balanceada é fundamental para manter uma boa saúde e as defesas do organismo. O chá verde, o alho e o mel são bons exemplos de alimentos que podem ser incluídos na dieta para esses fins.

Veja, quais são as substâncias mais recomendadas para fortalecer o sistema imunológico:

  • vitamina C (laranja, limão, gengibre, frutas cítricas);
  • vitamina A (cenoura, couve, abóbora);
  • vitamina E (grãos, folhas verdes, óleos vegetais);
  • ômega 3 (salmão, atum, linhaça);
  • ácido fólico (vegetais verde-escuros, feijão, cogumelos);
  • zinco (carne bovina, nozes, amêndoas);
  • mel;
  • Iogurte.

2. Beba bastante água

A boa hidratação do corpo é fundamental para manter a imunidade em alta. O organismo humano é composto em sua maior parte por água. Ela é essencial para que todas as reações bioquímicas ocorram perfeitamente nas células em especial quando ficamos doentes. Ingerir uma quantidade média de água, que varia de 1,5 litro a 2 litros por dia para pessoas normais, ou até mais, caso não se tenha restrições, é sempre bom para a saúde.

3. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos ajudam a manter o corpo sempre ativo e saudável, pois atuam no sistema nervoso, endócrino e imunológico. Consequentemente, diminuem as chances de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, digestivos, entre outros. Mas, cuidado com a prática muito intensa ou sob pressão, porque pois pode estar ligada ao aumento do estresse e da ansiedade, gerando um efeito negativo na imunidade. Portanto,  durante a quarentena, procure manter uma rotina de exercícios moderados, de acordo com o seu condicionamento físico e sem exageros.

4. Durma bem

Quando a pessoa costuma rormir poucas horas por dia ou apresentam distúrbios como ronco e apneia do sono, isso também costuma gerar um grande estresse no organismo. E após um tempo, isso tende a aumentar o nível de citocinas (moléculas mediadoras de inflamação) no organismo baixando a imunidade. Em geral, a maior parte das pessoas precisam de sete a oito horas de sono. Porém, existem aqueles que ficam bem dormindo cinco ou seis horas e outros que precisam dormir por nove horas ou mais. Descubra sua necessidade de sono e procure mantê-la. Um bom indicador disso é observar se você acorda bem-disposto e sentindo-se bem para realizar as atividades diárias, se isso acontencer é porque dormiu o suficiente.

5- Elimine os hábitos nocivos

Qualquer excesso nesse momento pode ser prejudicial à saúde, principalmente quando diz respeito a substâncias tóxicas, como álcool, cigarro e outras drogas. Da mesma maneira, o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura saturada, sal, açúcar e aditivos químicos (fast food). Isso deixa o corpo mais fraco e sem disposição, pois a capacidade de resposta das células é afetada. Logo, é bom que esses hábitos sejam abandonados para que não prejudiquem a resistência do organismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s