Cultura: Confira uma seleção de livros para inspirar a sua carreira

os-livros-tecnologia-ler-2020

O período da quarentena tem sido usado por muitos para repensar aspectos da vida profissional. Por isso, perguntamos aos superintendentes do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior agente de integração do País, qual foi o livro responsável por um ponto de virada em sua carreira. De biografias a autores brasileiros, confira abaixo as dicas de leitura que influenciaram cada um deles:

Biografias

Para Humberto Casagrande, CEO do CIEE, as biografias sempre foram seu gênero preferido. De acordo com Casagrande, “ler uma biografia é visitar acertos e erros que alguém cometeu e as consequências disso. Um grande aprendizado”, conta. De sua estante, recomenda as obras sobre Getúlio Vargas, Steve Jobs, Barão de Mauá, Van Gogh e Cazuza.

Já Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, indica a autobiografia de Lee Iacocca e Arie Yaari, duas figuras que tiveram caminhos empresariais diferentes, mas ambos marcadas por adversidades. “Nas ascensões e quedas que a vida nos reserva, ensinaram o valor da força e perseverança”, afirma.

Autoconhecimento

Entre os livros que leu ao longo de sua vida,o superintendente de Recursos Humanos do CIEE, Vinicius Francisco dos Santos destaca “Seja o Líder de Si Mesmo”, de Augusto Cury. “Me fez refletir sobre minhas atitudes, meus valores, minha relação com o outro e comigo mesmo. Ou seja, me deu os subsídios necessários para tornar-me o protagonista da minha própria história”, conta.

Autores brasileiros

Para Ricardo Melantonio, superintendente Institucional do CIEE, o conjunto da obra de Ruy Barbosa é um marco pela trajetória do autor que foi político, intelectual, jurista, diplomata, abolicionista e jornalista. “Ele foi uma pessoa coerente a vida toda, e defendeu ideias e ideais. Por isso, sua obra segue atual”, afirma.

Na linha de autores brasileiros, Maria Nilce Mota, superintendente de Ação e Filantropia do CIEE, indica Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos. Advogada, a executiva indica a leitura principalmente para estudantes de direito. Maria Nilce também destaca “O Processo”, de Franz Kafka.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s