Cultura: Museu de Arte Contemporânea discute arte LGBTQIA+ nesta terça-feira (30)

live mac 30 junPrancheta 78 cópia

Nesta terça-feira (30), o Núcleo Educativo do Museu de Arte Contemporânea retoma o Ciclo de Conversas, programa mensal de intercâmbio de ideias já realizado presencialmente no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, agora adaptado para o ambiente virtual. Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no último domingo (28), o educativo trará as artistas e arte-educadoras Rodrigo Lopes e Pedra Silva para uma discussão aberta sobre o tema “Arte Bicha: ancestralidade e memória anticolonial”. O bate-papo, mediado pelo artista e filósofo Lucas Dilacerda, será transmitido ao vivo pelo canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).

Na conversa, serão tratadas questões como ancestralidades, memória, anticolonialidades, dissidências sexuais e de gênero, racismo e política. Antes do debate, as convidades ministrarão conferências de 20 minutos. Rodrigo Lopes iniciará com uma fala sobre “O que Pode ser Guardado em um Álbum de Família?”, seguido de Pedra Silva, que abordará a temática “Manutenção das Grafias Encruzilhares”. Após as exposições, os participantes poderão lançar suas perguntas às convidades.

Sobre as convidades

Rodrigo Lopes (Fortaleza, 1995) é artista, arte-educador e designer. Coordena o LAC – Laboratório de Arte Contemporânea, onde pesquisa relações entre álbum de família, arquivo e sexualidade. Graduado em Comunicação Social (UFC) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes (UNESP).

Pedra Silva é artista multilíngue da ancestralidade, arte-educadore e pesquisadore. No momento, investiga a fragmentação da memória e o processo diaspórico como dispositivos estéticos para a construção da afrografia da cena espiralar. É integrante da coletiva NEGRADA. Graduando pelo Instituto Federal do Ceará em Licenciatura em Teatro.

Lucas Dilacerda é artista e filósofo. Graduado e Mestrando em Filosofia na UFC. Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do MAC e do Laboratório de Artes Visuais do Porto. É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte. É membro do Laboratório de Artes e Micropolíticas, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, e coordena o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea.

Serviço: Live Ciclo de Conversas “Arte Bicha: ancestralidade e memória anticolonial”
Data: 30 de junho (terça-feira)
Horário: 19h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso Gratuito
Classificação etária: livre

PROGRAMAÇÃO CDMAC 29 DE JUNHO A 5 DE JULHO

1 de julho (quarta-feira)
Live “Narrativas sobre Acessibilidade a Museus”
Horário: 16h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso Gratuito | Acessível em LIBRAS
Classificação etária: livre

Dando sequência a uma série de discussões em prol da ampliação da acessibilidade nos museus, o Centro Dragão do Mar, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza, nesta próxima quarta-feira (1), mais um debate ao vivo, que desta vez versará sobre “Narrativas sobre Acessibilidade a Museus”. Para discutir o tema, a partir das 16h, no canal do centro de arte e cultura (www.youtube.com/dragaodomarcentro), o professor de Libras e educador do MCC Cleyton Costa dos Santos conduzirá o bate-papo com Vanessa Vidal, finalista no concurso Miss Brasil em 2008, atualmente professora da UFC e diretora da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

No debate, que contará com a tradução de profissionais Central de Intérpretes de Libras do Ceará, os participantes trocarão ideias sobre a importância da acessibilidade para pessoas surdas no campo cultural do Brasil. Vanessa falará sobre as experiências vividas no Projeto Acesso, programa do Museu da Cultura Cearense, onde atuou como professora dos cursos de Libras ministrados para funcionários e educadores dos museus do Dragão.

2 de julho (quinta-feira)
Estreia dos filmes Fluidity e “Questões de Família”na plataforma Cinema Virtual
Local: sala do Cinema do Dragão na Plataforma Cinema Virtual  (https://www.cinemavirtual.com.br)
Mostra Nômade – Vídeos do acervo + Conversa com o artista Alexandre Vogler
Horário: 16h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso Gratuito | Acessível em LIBRAS
Classificação etária: livre
Mediação: Chico Cavalcante ( Gestor de Acervo, Montagem e Conservação do MAC)

4 de julho (sábado)
Lançamento Sessão “Fora da Terra“
Horário: 11h
Exibição no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Classificação: Livre
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo, lança, neste sábado, 4 de julho, às 11h, nova sessão online gratuita, o sexto da coletânea “De Olho no Céu”. O programa é indicado para crianças de 8 a 80 anos e poderá ser conferido no site do Dragão do Mar www.dragaodomar.org.br.

A série “De Olho no céu” é composta por 7 episódios sobre história da utilização do telescópio desde sua invenção até os dias atuais, desenvolvidos pelas instituições ESA (Agência Espacial Europeia), IAU (União Astronômica Internacional) e ESO (Observatório Europeu do Sul), feitos especialmente para comemorar os 400 anos que Galileu apontou pela primeira vez o telescópio parac o céu e o Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s