Segurança pública: Corpo de Bombeiros e Unimed Fortaleza firmam parceria para revitalização e ampliação de postos guarda-vidas na Praia do Futuro

Com o objetivo de promover a segurança e a proteção dos banhistas que frequentam a Praia do Futuro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e a Unimed Fortaleza fecharam uma importante parceria para revitalização e ampliação de postos guarda-vidas (PGV) neste trecho da orla da Capital cearense. A iniciativa tem relação direta com a cultura das duas organizações, que norteiam suas ações com base na prevenção e no cuidado com as pessoas e na valorização da vida. No total, serão entregues 11 postos até janeiro do próximo ano. As obras iniciam na próxima terça-feira, 13 de outubro.

Por meio da parceria público-privada, será possível intensificar o trabalho de prevenção de ocorrências de afogamento na Praia do Futuro, bem como o trabalho de fornecimento de informações aos banhistas quanto a riscos e procedimentos de segurança. Os novos equipamentos vão oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da guarnição desempenharem suas atividades, ao mesmo tempo em que servirão como orientação ao público baseada no posicionamento das torres.

“Estamos muito felizes com essa parceria, pois poderemos ampliar nossa área de atuação na região, trazendo mais segurança para os banhistas que frequentam a área. A Praia do Futuro é um cartão postal de Fortaleza que atrai turistas de todo o Brasil e do mundo e com esse projeto poderemos oferecer uma experiência ainda mais segura e agradável para quem vem nos visitar e também para a população local que frequenta a praia”, comemora o Coronel BM Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante geral do CBMCE.

Para a Unimed Fortaleza, a participação no projeto vem como uma forma de reforçar a imagem da cooperativa como referência no cuidado com as pessoas, não somente no que diz respeito à saúde dos seus clientes, mas também apoiando iniciativas que tenham como objetivo a valorização da cidade e a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade. E tudo isso vai ao encontro da missão e dos valores da cooperativa, que incluem ainda cuidado, segurança e proteção.

Entre as iniciativas apoiadas pela Unimed Fortaleza está o patrocínio ao projeto Bicicletar, da Prefeitura de Fortaleza, que a operadora apoia desde a implantação, em 2014, que visa promover a sustentabilidade, coletividade, compartilhamento.

“Projetos como esses interagem diretamente com a missão, com os valores e com o posicionamento da Unimed Fortaleza, cujo centro de todas as suas ações é o bem-estar das pessoas. Fazemos questão de apoiar essas iniciativas e de estar ao lado de instituições de respeito e com um trabalho social irretocável, como é o Corpo de Bombeiros. Entendemos ainda que é uma forma de trazer a cooperativa para mais perto dos fortalezenses, agregando à nossa marca mais uma imagem importante para nós: a promoção da segurança, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida da população”, reforça o médico João Borges, diretor comercial da Unimed Fortaleza.

Inspiração de modernidade e estilo

Tendo como referência as torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida, litoral sul dos Estados Unidos, os PGVs da Praia do Futuro foram pensados de forma a dialogar com a paisagem urbana da orla de Fortaleza. Com um design arrojado e estética moderna, os postos terão uma estrutura em formato triangular, possibilitando uma fácil identificação visual por parte dos banhistas e frequentadores da praia e uma visão mais ampla por parte dos profissionais do Corpo de Bombeiros, permitindo um melhor monitoramento para os salva-vidas. A estrutura oferece abrigo do sol, vento e chuva, dando uma melhor condição de trabalho e ajudando para uma resposta mais eficiente nos salvamentos. Um dos diferenciais dos novos postos é serem construídos com materiais sustentáveis, como a madeira e a telha ecológica, gerando baixo impacto ao meio ambiente.

Cronograma

A fase 1 do projeto, que contempla a mobilização das equipes e abertura do canteiro de obra, será finalizada no dia 12 de outubro e, a partir da próxima terça-feira (13/10), terá início a segunda fase de montagem dos guaritas salva-vidas. No total as entregas acontecerão em três lotes. As obras devem ser concluídas em aproximadamente 90 dias, com previsão de entrega do último posto para janeiro de 2021. Os prazos podem sofrer alterações devido a eventuais ajustes no projeto e a situações de intempéries, greves, bem como em decorrência da pandemia de Covid-19.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s