Enem 2021: Dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo

Professora da UNINASSAU Fortaleza dá orientações aos candidatos que realizarão o exame 

O momento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é de muita expectativa para os estudantes. Para muitos candidatos, é a oportunidade de alçar novos voos, seja na vida pessoal ou profissional, uma chance para quem deseja melhorar suas condições financeiras e sociais. Diante disso, é comum o candidato a uma vaga ter sintomas de ansiedade e nervosismo 

Para controlar essas emoções, de acordo com a psicóloga e professora do curso de Psicologia  da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Fortaleza, Paula Chaves, a dica é ter equilíbrio.  “Por  mais que a tendência seja aumentar o ritmo de estudo ou compensar o tempo perdido, à medida que a prova se aproxima, tais atitudes geram ansiedade e nervosismo. Por isso, é preciso tomar cuidado para não perder o equilíbrio, em todas as esferas da vida , seja profissional, pessoal, entre outras. Saúde mental é manter o equilíbrio. Não vá além do seu limite”, orienta.  

O Enem 2021 será ainda mais desafiador aos candidatos, pois será realizado em meio a pandemia do novo coronavírus. Os estudantes tiveram que estabelecer uma rotina inédita de estudos, que incluía aulas à distância. Segundo a profissional, isso também gera mais ansiedade, pois são mudanças que alteram o estado da saúde mental do candidato.  

“A quarentena afetou o ritmo de estudo, especialmente a rotina, pois foi um período que causou a falsa sensação de tempo livre devido à flexibilidade. Por isso, muitos estudantes tiveram tendência a procrastinar nesse período, por se sentirem mais confortáveis, e agora tentam compensar o tempo perdido”, explica.    

É natural que a família e os amigos criem expectativas em relação ao desempenho do candidato, porém, segundo Paula, é preciso ter muito cuidado para que a torcida, embora com boas intenções, não atrapalhe o estudante. “É fundamental entender o ritmo daquele candidato, se ele precisa relaxar, é preciso entender e apoiar esse momento. É importante a família ser parceira e estar junto nessa rotina, isso gera mais confiança no aluno e ele se sente menos pressionado”, afirma.  

Os candidatos que participarem do exame também terão a opção de  realizar matrícula na UNINASSAU. Dessa forma, o candidato pode optar pela utilização do resultado para ingressar na Faculdade e dar início à graduação escolhida.   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s