Cinema: Mostra Cine Diversidade resiste e chega à quarta edição

Começou ontem as inscrições para a 4ª Edição da Mostra “Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema”, mostra de curtas-metragens independentes brasileiros sobre gênero e sexualidade. A iniciativa tem como objetivos desconstruir tabus, colocar em pauta questões de visibilidade, protagonismo e empoderamento de mulheres e LGBTs.

Para participar, é preciso se inscrever entre 1º e 17 de fevereiro neste link (https://forms.gle/Jnzx2jAVTB2k9Zuy8). Serão aceitos curtas-metragens de até 20 minutos, produzidos em território nacional, com baixo orçamento e poucos ou nenhum apoiador, realizados entre 2019 e 2021, que não tenham sido exibidos em nenhuma edição anterior da mostra e se enquadrem em uma das linhas propostas no regulamento

Ao todo, serão exibidos mais de 55 filmes de forma gratuita no Youtube da ColetivA DELAS, realizadora do projeto junto ao FREELAS. Os selecionados estarão disponíveis para o público entre 13 a 19 de março, nas Sessões Reflexos do feminino e Cine Sexualidade; e entre 20 e 26 de março, nas Sessões Ser Trans e Especial Videoarte.

Os participantes devem disponibilizar um link para o acesso aos filmes. Os exibidos concorrem a uma premiação decidida a partir de voto popular. O mais votado receberá R$1.000,00, um curso completo sobre soft skills e inovação para profissionais criativos e um desconto de 10% para a contratação de um serviço criativo na plataforma FREELAS. O segundo e terceiro mais votados receberão um prêmio de R$500,00, o curso completo de soft skills e inovação e um desconto de 5% para a contratação de um serviço na plataforma FREELAS.

Nesta edição será realizado um debate virtual e três oficinas gratuitas: “A diversidade como chave para a escrita de roteiros originais”, “Como e porque montar equipes inclusivas” e “Representação dos corpos femininos na mídia”. As informações atualizadas serão sempre divulgadas nas redes sociais e no site da mostra.

A Mostra “Cine Diversidade – gênero e sexualidade no cinema” já ocorreu no Centro de Artes da Maré, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na Fundição Progresso, no IFRJ, no Festival LGBT de Favelas, na Arena Dicró e em 2020 teve sua 3ª edição também realizada on-line. São mais de 80 filmes exibidos, 4 mil espectadores e 40 trabalhos gerados. Está sendo realizada com recursos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) através do Prêmio Fomento a Todas as Artes, e é integralmente feita por uma equipe feminina e LGBT da ColetivA DELAS e do FREELAS.

Em 2020, foram assassinadas 175 pessoas transexuais no Brasil (dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais). O número representa aumento de 29% em relação às 124 mortes registradas em 2019. O ano de 2019 foi o segundo mais violento da década para transexuais, com um número de assassinatos menor apenas que os verificados em 2017, quando ocorreram 179 casos. A média é de um assassinato de transexual a cada 48 horas no Brasil. Apesar dos avanços, ainda faltam políticas públicas que tratem de questões como empregabilidade e acesso à educação da população LGBTI+. Números levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) desde o início da vigência das medidas de isolamento social da pandemia também têm apontado para um aumento da violência letal (feminicídios e/ou homicídios) contra mulheres no país.

Serviço:

Mostra Cine Diversidade

Inscrições: https://cinediversidade1.webnode.com/regulamento/

Data: de 1 a 17 de fevereiro

Site: http://cinediversidade1.webnode.com/

Redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/mostracinediversidade/

Facebook: https://www.facebook.com/mostracinediversidade/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s