A voz também envelhece: especialista ensina a cuidar da saúde das pregas vocais

Você sabia que a voz também envelhece com o passar dos anos? Sim, isso já está comprovado. Para garantir a longevidade da voz, é muito importante ter alguns cuidados com as pregas vocais, como indica o professor de canto Márcio Markkx, mestre em fonoaudiologia pela PUC-SP. E isso não vale apenas para quem usa a voz como ferramenta de trabalho: vale para todo mundo que quer continuar falando até o fim da vida.

“Cuidar da voz é como cuidar do corpo. Se não ficarmos atentos, perdemos condicionamento físico e musculatura. É por isso que alguns idosos começam a falar baixinho”, afirma o professor.

Segundo ele, a qualidade da voz interfere muito nos resultados que temos no dia a dia, seja nas relações pessoais como no desempenho profissional. Com uma voz saudável, é possível transmitir segurança ao comunicar e também sustentar um tom afinado na hora de cantar, por exemplo.

O processo de envelhecimento da voz, chamado de presbifonia, é perceptível a partir dos 65 anos de idade. Ele está diretamente ligado à saúde física e também emocional de uma pessoa, além das condições ambientais e os cuidados do dia a dia.

A presbifonia causa alterações na voz porque a laringe, onde é produzido o som por meio da vibração das pregas vocais e do ar que vem dos pulmões, é a principal estrutura afetada. Sendo assim, a voz acaba perdendo a flexibilidade, resistência e força; ficando mais fraca e rouca.

“Gritar ou cochichar, fumar, dormir pouco, abusar do consumo de álcool, abusar de alimentos condimentados como chocolates, excesso de leite e seus derivados e usar a voz excessivamente sem aquecimento prévio, no caso de cantores e narradores, por exemplo, são alguns hábitos que favorecem e aceleram esse envelhecimento”, explica Márcio Markkx.

Se uma pessoa quer cantar, sozinha ou em uma banda, manda, você gosta de cantar solo, com a banda de música ou até no chuveiro, você pode seguir as recomendações para manter a saúde das pregas vocais em dia.

Myla Duarte, é cantora e intérprete há mais de 30 anos, e afirma que os treinos para as cordas vocais têm ajudado ela a manter a sua voz saudável e forte com o passar do tempo.

“Eu amo os palcos e uso muito a minha voz, de uns anos para cá estou sentindo mais facilidade para alcançar notas graves, mas eu me cuido desde nova e acredito que todos tenham que se cuidar também”.

O professor de canto Márcio Markkx listou algumas dicas e exercícios para fazer em casa, e garantir longevidade vocal. Veja a seguir:

Para ajudar a manter a voz saudável inspire e produza uma vibração com a língua, em “Trrrrr“, soltando o ar e sentindo a vibração da língua no céu da boca retraindo o abdômen devagar e controlando o ar. Em seguida inspire e faça uma vibração com os lábios, em “Brrrr“, até o ar acabar, trabalhando o abdômen também. Mas, não esqueça de fazer uma avaliação otorrinolaringológica, antes de começar os exercícios.

Outras dicas:

Beba água: para manter as pregas vocais em boas condições é preciso hidratá-las durante o dia com água, de preferência em temperatura natural.

Durma bem: ter uma boa noite de sono regular permite que o corpo e a mente descansem e recarreguem as energias.

Cuidado com o pigarro: evite beber leite, chocolates e bebidas gasosas antes de cantar. Essas bebidas aumentam a secreção da garganta, o famoso pigarro, que pode causar um choque nas pregas vocais.

Evite gritos e cochichos: procure falar normalmente, pois usar a voz em tons diferentes do habitual (alto ou baixo) é necessário um esforço maior, podendo provocar a formação de nódulos nas cordas vocais.

Respire com o diafragma: esse tipo de respiração auxilia a regular o organismo e o sistema nervoso.

Evite o cigarro: É o maior inimigo da voz e da laringe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s