HIIT, Peso corporal e Training GYM: AYO explica tendências do mercado fitness

Diversas tendências estão tomando conta do mercado fitness nos últimos tempos. Isso porque cada vez mais os alunos buscam formas de se exercitarem sem a monotonia tradicional dos aparelhos, procurando alternativas que sejam mais dinâmicas. O HIIT, exercícios com o peso corporal e o Training Gym, são algumas dessas modalidades que têm ganhado espaço no mercado. Pensando nisso, o professor e coordenador técnico Prof. Me. Júlio César Chaves Nunes Filho, da AYO Fitness Club, listou algumas dessas novidades.

No HIIT (High Intensity Interval Training ou treinamento intervalado de alta intensidade), são feitos exercícios em curto período de tempo, porém com grande intensidade. Uma das características principais deste exercício além do nível de intensidade elevada é o intervalo de descanso entre as séries. Por exemplo: pode-se realizar um mesmo exercício ou conjunto de exercícios com a duração de 30 segundos e logo após o descanso de 15 segundos para se recuperar para a próxima série. A quantidade de séries, complexidade dos exercícios solicitados, tempo de execução de exercícios e o intervalo de descanso podem variar de acordo com o nível de condicionamento do aluno. o Profissional de Educação Física é responsável pela definição do programa ideal para cada pessoa.

Já o treino de peso corporal não utiliza máquinas ou pesos, apenas o próprio corpo, como o nome sugere. Dentre alguns dos exercícios feitos estão os burpees, pranchas e agachamentos. Desta forma, podem ser praticados não apenas em academia, mas em qualquer local, como ao ar livre, por exemplo. “Entretanto, engana-se quem pensa que são mais fáceis por não demandarem aparelhos ou pesos, existindo vários níveis de dificuldade”, pontua Júlio César.

E por fim o Training GYM, que integra a musculação com exercícios funcionais de acordo com o objetivo de cada aluno. Este tipo de programa de treino é muito interessante pois, engloba a melhoria do condicionamento, aumento da força, ganhos  de hipertrofia muscular, e por consequência ajudam no emagrecimento. Para isso, o aluno passa por várias fases de treinamento com o decorrer dos meses, trabalhando cada um desses fatores de forma integrada potencializando os resultados. “Todas essas modalidades têm como objetivo não apenas o lado estético, mas a melhoria no condicionamento físico e melhoria da qualidade de vida”,  finaliza Júlio César.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s