News: Com a alta constante da gasolina, especialista dá dicas sobre como economizar até 15% do combustível

Os brasileiros estão pagando cada vez mais caro para encher o tanque dos seus veículos. A Petrobras segue reajustando semanalmente os preços da gasolina e diesel para as suas distribuidoras. O último aumento foi de 7,04% para a gasolina e de 9,15% para o diesel.

Neste ano, o diesel já acumula alta de 65,3% nas refinarias. Já a gasolina subiu 73,4% no mesmo período. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mostra a valorização para o consumidor, as altas em 12 meses foram de 33,05% e 39,6%, respectivamente.

Diante desse cenário, o especialista Leonardo Mendonça, diretor da LS Centro Automotivo, dá uma uma boa notícia: “é possível economizar combustível, se for feita a manutenção preventiva do veículo corretamente”, conta. 


Manutenção Preventiva

“As manutenções preventivas são cruciais para manter o carro eficiente e econômico. Com tudo funcionando sem falhas, a tendência é que o veículo tenha uma performance otimizada. Assim, é essencial verificar regularmente o desempenho do carro, e observar se é preciso trocar filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas”, ressalta Leonardo.

Para ter uma ideia dos efeitos no dia a dia: um filtro de ar sujo, por exemplo, reduz o fluxo de ar para o motor e prejudica o rendimento do motor. Ideal é seguir os períodos de trocas indicados no manual do carro.
Além disso, óleo de má qualidade ou mesmo vencido aumenta o atrito do motor, provocando aquecimento, que além de perigoso também aumenta o consumo de combustível.

“As manutenções preventivas tendem a ser mais baratas do que as chamadas corretivas, quando há um problema diagnosticado para se resolver. Então, inclusive, para o bolso do consumidor, é melhor ficar atento com as manutenções”, ressalta o especialista.

É possível obter uma economia de combustível de cerca de 10% em percurso urbano e até a 15% em percurso de estrada. Tudo irá depender do motor do carro e do condutor.

Os principais itens de revisão para se obter um bom funcionamento do veículo e conseguir obter uma economia no combustível são:  a manutenção nas velas, cabo de velas, filtros e freios, alinhamento e revisão no sistema de injeção eletrônica. “É muito importante também ficar atento a questão de quilometragem do veículo, o indicado é que o condutor dirija até 80km por hora, acima disso o carro já passa a consumir mais”, ressalta o especialista.

Dicas: 
Não estique as marchas na hora da troca, quanto mais você respeitar a rotação do motor, melhor será o rendimento e o consumo do carro.

“A rotação do motor é medida pelo RPM (rotações por minuto) e as passagens de marcha devem ser realizadas quando a rotação atingir, na média, entre 2.000 rpm e 2.500 rpm. Na maioria das vezes, ao ultrapassar essa faixa de giro, o consumo de combustível aumentará já que a pessoa fica acelerando, forçando a marcha de forma desnecessária”, enfatiza Leonardo.

Cuidado com os pneus

O motorista deve ficar atento à calibragem dos pneus dos veículos: pneus murchos consomem mais combustível, porque aumentam a área de contato, portanto, o atrito com a via.

Evite o ponto morto
Alguns motoristas costumam usar a famosa “banguela”, ou seja, deixar o carro no ponto morto enquanto desce um declive, por exemplo. Ao deixar o carro no ponto morto, o motor fica injetando combustível a todo momento para que o veículo não morra o que aumenta o consumo de combustível.

Mantenha postura pacífica
Não acelere, nem freie bruscamente, outra dica é manter uma postura pacífica no trânsito. Atitudes agressivas, como acelerar e frear bruscamente também impactam o consumo de combustível, pois aumenta o giro do motor e exige mais energia do sistema como um todo, o que vai fazer com o veículo consuma mais gasolina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s