News: Especialista automotivo dá 5 dicas sobre cuidados com o carro em épocas de chuva forte

O início do ano vem repleto de chuvas em solo cearense. Para os condutores de veículos, isso deve ser um sinal de alerta. Devido aos riscos que as chuvas trazem aos motoristas, os cuidados com o carro devem ser redobrados, principalmente, em dias de temporal. 

O especialista automotivo Leonardo Mendonça -diretor da LS Centro Automotivo- preparou dicas super importantes para os motoristas terem cuidado com os veículos e evitarem acidentes e prejuízos futuros.

Cuidados com o carro:

1- Cuide dos pneus
O primeiro dos cuidados com seu carro no período de chuva é saber que, manter os pneus em bom estado já deve ser algo rotineiro, mas o cuidado tem que ser redobrado em épocas de chuva.
Isso porque a água reduz o atrito entre o asfalto e os pneus e você pode perder o controle mais facilmente com a aquaplanagem, o terror dos motoristas. “Por isso, confira sempre a profundidade dos sulcos dos pneus para saber a condição atual da borracha e lembre-se de realizar a calibragem periodicamente”, ressalta Leonardo. 

2- Cuide do sistema de frenagem do seu veículo
Assim como os pneus, em época de chuva os freios são de extrema importância. Por isso, é necessário realizar todas as manutenções em dia pra conferir o fluido de freio e a condição dos componentes como discos, cilindros, pastilhas e canos, etc. e garantir que o sistema esteja funcionando perfeitamente.
“Fique atento a possíveis sinais de falha dos freios: se escutar qualquer ruído estranho, demora no acionamento dos freios, trepidação no volante ao frear ou pedais duros, é melhor procurar uma oficina de confiança”, explica o especialista. 

3. Cuide do sistema de ventilação do carro
Em dias de chuva, o sistema de ventilação de ar é o responsável por impedir que os vidros embacem e sua visão seja obstruída.
Muita gente negligência esse sistema, mas ele também precisa de manutenções. “É necessário conferir os filtros por questões de higiene e realizar a limpeza ou troca conforme necessário, conferir o gás refrigerante, o compressor pra garantir que o fluxo de ar esteja normal”, ressalta.

4- Faça uma revisão completa do veículo
A revisão completa do veículo não pode ser negligenciada durante os meses de chuva. Devido ao contato frequente da água com algumas partes móveis do motor e rodas, a lubrificação é afetada. Logo, contribui para o surgimento de outros problemas maiores. “Por esse motivo, o cronograma de revisão preventiva veicular deve ser cumprido à risca durante esse período para garantir que todos os sistemas do carro continuem operando em perfeitas condições. Ao fazer isso, você aumenta a sua segurança e de outras pessoas, reduz os gastos e ainda preserva o veículo”, finaliza Leonardo.

5 – Importante verificar as palhetas do limpador do pára-brisa 
Estamos na época do ano em que os limpadores do para-brisa e do vidro traseiro têm maior serventia. Isso porque as chuvas de verão estão frequentes e volumosas. “Para que esse equipamento garanta a visibilidade do motorista e a segurança dos ocupantes do veículo, porém, é preciso que as palhetas estejam bem conservadas. É fundamental fazer a troca desses itens no prazo correto. O ideal é que elas sejam substituídas a cada doze meses ou 10 mil km rodados. Na dúvida, o melhor é sempre seguir as instruções do fabricante do veículo”, ressalta Leonardo. 

As peças do sistema apresentam sinais de que precisam ser trocadas. Os principais são riscos ou névoa no vidro do carro, além de vibrações e ruídos quando em operação. Eles sinalizam o desgaste das palhetas. Mas um exame atento a olho nu também pode verificar se as peças estão tortas, quebradiças ou ressecadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s