Cultura: Editora Senac Ceará lança livro sobre a arte das flores de papel 

A origem das flores de papel advém da Ásia e provavelmente se disseminou pelo mundo pela rota da seda, por onde chegou à Índia e depois à Europa. Há ainda registros que a civilização maia já as confeccionava para fins religiosos antes da invasão espanhola, quando foi adotado um tipo de papel mais delicado que contribuiu para o que se conhece hoje como flores de papel mexicanas, coloridas e em tons bem vibrantes. No livro “Papel Botânico: guia prático para confecção de flores e folhagens em papel crepom”, além de revelar suas técnicas, a autora Anna Chedid resgata a história dessa arte até os dias de hoje, em que as redes sociais a popularizaram ao propagar tutoriais. O lançamento da publicação, da Editora Senac Ceará, acontece em live com a autora pelo canal do Senac Ceará no YouTube, no dia 23 de março, às 19h. 

                No livro, Anna reúne “explicações e tutoriais desenvolvidos durante longos anos de estudo, experimentações, contribuições de outros artesãos e adaptações de técnicas antigas”. Antes de apresentar o passo a passo da confecção de flores e folhagens, de projetos, de arranjos e de buquês, ela apresenta as ferramentas, materiais e técnicas que são utilizadas nessa que é uma das mais belas e antigas formas de expressão artística do mundo moderno. Ao final da publicação, o leitor vai encontrar os moldes.  

Entre as folhas e folhagens, a publicação traz diversos tutoriais, contemplando desde Rosa e Girassol até Buganvília, Vitória-régia, Hortênsia, Orquídea e Samambaia. Abrange três tipos de arranjos: Elementar, Tropical e em Cores Análogas, além dos buquês, coroa de flores, enfeite de lapela, terrário, dentre outras composições. O leitor vai aprender a cortar, esticar, amassar, colar, tingir, descolorir, entre outras práticas. “A proposta é explorar todas as possibilidades criativas que o papel crepom proporciona e os diversos usos dessas criações em decorações de festas e ambientes, vitrines de lojas e acessórios pessoais”, garante Anna. 

Durante a live de lançamento, Anna vai conversar sobre a publicação com a gerente da Editora Senac Ceará, Denise de Castro, e a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área de Design, Moda e Comunicação, Angélica Freitas. 

Sobre a autora – Anna Chedid é uma designer mineira que, desde criança, aprendeu a costurar, pintar, bordar e outros tipos de artesanato com a mãe, as avós e as tias-avós. Dedicou sua infância e adolescência como dançarina amadora de jazz. Se tornou Bacharel em Design de Moda pela Faculdade Senai/CETIQT e começou sua carreira criando figurinos de dança e acessórios em tecido, mas em 2013 passou a dedicar-se ao desenvolvimento de acessórios para noivas feitos de papel. Atualmente, mora em São Francisco, Califórnia (EUA), e produz espécimes botânicos em papel para exposições sem fins lucrativos, trabalha em projetos pessoais e também em colaboração com outros artistas e marcas. 

SERVIÇO 

Lançamento do livro Papel botânico: guia prático para confecção de flores e folhagens em papel crepom – Autora Anna Cheddid/Editora Senac Ceará 

Data: 23 de março
Horário: 19h

Transmissão: YouTube Senac Ceará ( https://www.youtube.com/c/Senacceoficial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s