AMBULÂNCIA: UM DIA DE CRIME ESTREIA HOJE (24) NOS CINEMAS DE TODO O BRASIL

Ambulância: Um Dia de Crime, novo thriller alucinante do diretor e produtor Michael Bay estreia nos cinemas brasileiros hoje, 24 de março. O longa conta a história do condecorado veterano Will Sharp (Yahya Abdul-Mateen II, vencedor do Emmy, “A Lenda de Candyman”, “Matrix Resurrections”), que, desesperado por dinheiro para pagar as contas médicas do tratamento de sua esposa, pede ajuda à única pessoa a quem ele jamais deveria ter recorrido – seu irmão adotivo Danny (Jake Gyllenhaal, indicado ao Oscar, “Zodíaco”, “Homem-Aranha: Longe de Casa”).

Para se preparar para seu papel no longa, Eiza González contou com a colaboração da enfermeira e paramédica consultora Dannie Wurtz, que não apenas treinou González sobre a precisão e os detalhes do atendimento a um paciente crítico em uma ambulância em movimento, mas também inspirou González com sua paixão e compromisso. “Ela manteve essa faísca e esse amor pelo que faz. Isso trouxe muito para Cam e realmente me ajudou a moldá-la como personagem”, conta Eiza González.

Buscando conectar o longa com a realidade local, a Universal Pictures promoveu uma sessão de pré-estreia fechada de Ambulância: Um Dia de Crime para convidados e equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências). Mais de 50 profissionais assistiram ao longa em primeira mão e saíram emocionados da sessão.

Sinopse

Em um único dia nas ruas de Los Angeles, três vidas vão mudar para sempre.

O condecorado veterano Will Sharp desesperado por dinheiro para pagar as contas médicas do tratamento de sua esposa, pede ajuda à única pessoa a quem ele jamais deveria ter recorrido – seu irmão adotivo Danny. Um criminoso carismático, Danny faz uma contraproposta a Will – participar do participar do maior assalto a banco na história de Los Angeles: US$ 32 milhões. Com a vida da esposa em jogo, Will não pode dizer não.

Mas quando tudo dá errado na fuga, os irmãos, desesperados, sequestram uma ambulância com um policial ferido lutando para continuar respirando e a eficiente socorrista Cam Thompson (Eiza González, de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw, Em Ritmo de Fuga) a bordo. Em uma perseguição policial a toda velocidade e que nunca para, Will e Danny precisam escapar, manter seus reféns vivos e, de alguma forma, tentar não se matarem – ao mesmo tempo em que executam a fuga mais insana que Los Angeles já viu.

Ambulância: Um Dia de Crime é produzido por Michael Bay e Bradley J. Fischer (Zodíaco, Ilha do Medo), da New Republic Pictures; James Vanderbilt (Zodíaco, Pânico 5) e William Sherak (Casamento Sangrento, Pânico), do Projeto X; e o indicado ao Oscar, Ian Bryce (franquia Transformers, O Resgate do Soldado Ryan).

O roteiro é de Chris Fedak (séries Prodigal Son, Chuck), baseado na história original e no roteiro do thriller dinamarquês Ambulancen, de 2005, de Laurits Munch-Petersen e Lars Andreas Pedersen.

Crítica

Apesar de Michael Bay ser conhecido como um cineasta por suas progressivas explosões e desterritorializações (do espaço, do olhar), não significa que seus filmes sejam vazios e desprovidos de reflexões. Em Ambulância: Um dia de Crime que parece um longo episódio daquelas séries 911, podemos perceber que os dramas se entrelaçam na ação sem perder o ritmo. Assim, a partir de uma narrativa que se passa majoritariamente dentro de um veículo em alta velocidade, bem no estilo velozes e furiosos, a essência de cada um de seus protagonistas vai se revelando a partir das constantes transformações que eles precisam sofrer por causa das situações que surgem durante a fuga.

O filme não foge ao estilo do diretor, ou seja, explosões, cenas de baixo pra cima em câmera lenta, tudo isso girando em torno do protagonista, cenas com reflexo da luz na câmera,  uso da shaky cam (câmera tremida) e câmeras em close (bem constante nas reações dos atores), sem falar no patriotismo americano. Mas, a ação vai diminuindo a medida que o destino dos personagens que estão na Ambulância vai se aproximando.

O som e a mixagem são ótimos e os efeitos especiais em grande maioria são funcionais e o uso de efeitos práticos é muito bem executado.

E em meio a adrenalina no nível mais alto, acordos improváveis, negociações conflituosas e alguns exageros (como uma cirurgia em alta velocidade e a gasolina que não acaba nunca! são um bom exemplo disso), temos um forte arco familiar que apesar de conflituoso é cheio de boas memórias entre os irmãos.

Ambulância: Um Dia de Crime estreia hoje nos cinemas brasileiros. Para mais informações sobre a programação do filme, consulte os cinemas de sua cidade. Vale apena conferir!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s