News: Prefeito Sarto entrega 5ª Medalha Iracema no aniversário de 296 anos de Fortaleza

Maior comenda da Prefeitura de Fortaleza homenageou o ex-governador Camilo Santana, Instituto da Primeira Infância (Iprede) e servidores da saúde. Foto: Reprodução

A edição 2022 da Medalha Iracema foi realizada na noite em que Fortaleza celebrou os 296 anos de fundação, na última quarta-feira (13/04), no Teatro São José. A maior honraria do Poder Executivo Municipal foi entregue pelo prefeito José Sarto aos agraciados: o ex-governador Camilo Santana, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e os servidores da saúde, representados pela titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite.

O amor declarado por Fortaleza e o acolhimento que recebeu do seu povo fizeram parte do discurso do prefeito Sarto, antes de homenagear as personalidades. “Minha primeira palavra é para parabenizar Fortaleza pelos seus 296 anos. Sempre digo que o filho adotivo tem um caráter muito especial. O biológico é porque é filho. O adotivo é filho porque é amado. Quero agradecer a todos os fortalezenses que me acolheram como cidadão e me deram a honra de estar aqui hoje como prefeito”, agradeceu.

O gestor municipal enfatizou os méritos dos homenageados com a Medalha Iracema 2022, que tanto contribuíram para o desenvolvimento da cidade em diferentes áreas de atuação. “Aprendi muito com o governador Camilo. Da convivência à capacidade de ouvir que vai à exaustão. Ele nos liderou em meio a uma pandemia e deu exemplo ao Brasil. Tanto que é hoje considerado um dos melhores governadores do Ceará e do Brasil”, destacou Sarto, que também reconheceu a atuação do Iprede no serviço à primeira infância.

“Se tivesse um lugar mais alto do pódio, certamente seria para o Instituto da Primeira Infância. Obrigada a todos que fazem parte do Iprede. Quero também deixar meu agradecimento especial a todos os profissionais da saúde, aqui representados pela secretária Ana Estela, pelo grande e incansável trabalho realizado durante a pandemia. Vocês fizeram e fazem a diferença na nossa cidade”, reforçou.

Ao receber a medalha das mãos do prefeito Sarto, o ex-governador do Ceará, Camilo Santana, agradeceu a homenagem e disse que a honraria aumenta a responsabilidade que ele tem como servidor público. “Toda homenagem aumenta nossa responsabilidade de trabalhar e retribuir. Sou um servidor público com o objetivo de ajudar a construir um mundo melhor, focado nas pessoas mais vulneráveis. Fortaleza avançou muito, mas ainda tem muito a avançar. Agradeço a homenagem e digo que onde eu estiver podem estar certos de que trabalharei para melhorar a vida dos fortalezenses e cearenses”, garantiu Camilo.

Para o presidente do Iprede, Sulivan Mota, a honraria da Prefeitura de Fortaleza reflete os serviços de transformação social e o cuidado com as crianças realizados ao longo de mais de 30 anos de instituto. “A satisfação de representar o Iprede é grande. Com esta comenda, nós sentimos o reconhecimento desse trabalho de 36 anos. Sentimos também algo mais profundo, que é o reconhecimento das pessoas mais simples, que estão abaixo da pobreza e são vistas pela Prefeitura e por esta comenda”, ressaltou.

Profissionais da saúde
O momento de homenagem aos profissionais da saúde incluiu uma surpresa da secretária Ana Estela, que, ao receber a medalha do prefeito Sarto, convidou ao palco representantes de diversas áreas que atuaram no combate à pandemia. “A comenda se trata do reconhecimento do nosso valor para sociedade. Ao refletir sobre o significado e dimensão desta cerimônia, compreendi que não poderia e nem deveria receber a homenagem sozinha. Por isso, convidei profissionais que integram a rede de saúde de Fortaleza para estarem aqui ao meu lado”, explicou a secretária que, por fim, agradeceu a todos os profissionais que atuaram como heróis nos últimos dois anos de luta contra Covid-19.

A atual governadora do Ceará, Izolda Cela, também participou da solenidade e parabenizou os homenageados da edição. “Esta comenda reconhece o papel e esforço daqueles que prestam relevantes serviços à população. Estes bons exemplos que vimos hoje mobilizam o melhor de nós, que é a esperança. Quando festejamos o aniversário de Fortaleza, também alimentamos a esperança e a força do trabalho e do compromisso para desejar sempre melhores dias para a capital”, pontuou.

Semana para celebrar Fortaleza
Nesta mesma noite de condecoração da Medalha Iracema 2022, houve também comemoração pelos 296 anos de Fortaleza no Aterrinho da Praia de Iracema, que foi cenário de um show com direito a pé na areia e Raimundo Fagner como a principal atração, além dos artistas Bárbara Sena, Maria Antonia, Camila Marieta, Navire, Nayra Costa e Selvagens à Procura de Lei.

A semana continua sendo festiva em Fortaleza com programação gratuita em diversos pontos da capital. As atividades vão ocorrer nos próximos dias, com agenda voltada ao público infantil no domingo (17/04), às 16h, na Cidade da Criança, com o espetáculo musical “Mundo Bida”. Confira a programação atualizada dos próximos dias no perfil do Instagram da @prefeituradefortaleza.

Medalha Iracema
A Medalha Iracema foi criada pelo Decreto nº 14.187 de 29 de março de 2018 para agraciar personalidades que se destacam em sua área de atividade profissional, com relevantes serviços prestados à coletividade, nos setores da justiça social, educação, esporte, cultura; no campo econômico, científico, filantrópico e em outras áreas de reconhecida importância para a vida e o progresso de Fortaleza.

Homenageados anteriores
Conheça as personalidades já agraciadas com a Medalha Iracema:
– Na 1ª edição, em 2018, a jornalista Adísia Sá, o arquiteto Liberal de Castro, e o cantor Raimundo Fagner
– Na 2ª edição, em 2019, o empresário Pio Rodrigues, o ex-senador Mauro Benevides e o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira;
– Na 3ª edição, em 2020, o engenheiro civil Eudoro Santana, o empresário Júlio Ventura Neto, o humorista Tom Cavalcante e o cineasta Wolney Oliveira;
– E na 4ª edição, em 2021, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, a surfista Tita Tavares e o músico Ednardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s