Arte Terapia: Exposição no Shopping Benfica traz a arte como ferramenta de conscientização sobre a esquizofrenia

Este mês é marcado por diversas iniciativas educativas e de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia, celebrado em 24 de maio. A data tem a finalidade contribuir para a quebra de estigmas e preconceitos em relação à doença que, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), atinge cerca de 23 milhões de pessoas no mundo. E como forma de aproximar ainda mais a sociedade para essa realidade, o Shopping Benfica realiza, nos dias 14 e 15, a exposição “Esquizomaio: a arte como tratamento da Esquizofrenia”, em cartaz na Galeria BenficArte (térreo), de 10h às 22h, com visitação gratuita. 

A iniciativa é uma parceria do Shopping Benfica com o Programa de Apoio do Paciente Psicótico (Proapp), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, o público que visitar o Shopping Benfica vai ter a chance de conferir cerca de 40 obras produzidas por homens e mulheres atendidos no ambulatório de psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio e de seis Residências Terapêuticas ligadas ao Governo do Estado. Todos eles também são integrantes do projeto ArtES, uma das iniciativas do Proapp, que tem o objetivo de trabalhar habilidades artísticas de pacientes com transtornos psicopatológicos.

A arte terapia é uma das principais aliadas ao tratamento de pacientes com esquizofrenia. É a partir desse exercício criativo que eles conseguem expressar suas emoções, seja pintura, entre telas e tintas, ou até mesmo no desenho e na colagem. Tudo isso também contribui significativamente para a melhoria da concentração, da socialização e também o aspecto motor, dentre outros benefícios.  

“A arte e o social fazem parte do DNA do Shopping Benfica desde a sua fundação. E é justamente por isso que fazemos questão de abrir espaço para iniciativas como essa, proporcionando ao público a oportunidade de conferir o talento destes artistas e, principalmente, de ter acesso a informação. Acreditamos que a cultura é uma das melhores formas de quebrar barreiras e vencer qualquer tipo de preconceito”, explica Melissa Soares, Diretora Executiva do empreendimento.  

No sábado, a partir das 11h, acontece a solenidade de abertura da exposição Esquizomaio, com a presença de artistas participantes da mostra, dos psiquiatras, professores da UFC e coordenadores do Proapp, Dr. Fábio Gomes de Matos e Souza e Dra. Luísa Weber Bisol, dentre outros convidados. Além disso, durante os dois dias de evento, os visitantes podem participar de ações educativas e de conscientização sobre a esquizofrenia.

SERVIÇO: Exposição Esquizomaio

Período: 14 e 15 de maio

Horário: Horário: 10h às 22h

Local: Galeria BenficArte (térreo) – Shopping Benfica: Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE

Visitação gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s