Música: DFB Festival traz shows gratuitos de Selvagens à Procura de Lei, Roberta Campos, Luiza Nobel e Davi Cartaxo

Multifacetado, o DFB Festival, apresentado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura, com agradecimento à Enel Brasil e realização da Artesanias do Ceará, contará, nos próximos dias 25 a 28 de maio, com shows gratuitos de atrações musicais nacionais e locais, como a banda Selvagens à Procura de Lei, Roberta Campos, Luiza Nobel, Davi Cartaxo e outros. O evento terá programações de moda, economia criativa, formação, indústria, gastronomia, turismo e cultura. As apresentações acontecem no Palco Factory, com 28 metros e feito de sucata, montado na megaestrutura do festival. Confira a programação completa:

QUARTA

17h00 – DJ Thiago Camargo

19h00 – Italo Azevedo

21h00 – Roberta Campos

QUINTA

17h00 – Luiza Nobel

19h00 – Benza

21h00 – Mundo Livre S/A

SEXTA

17h00 – DJ Isa Capelo

19h00 – Juan

21h00 – Davi Cartaxo

SÁBADO

17h00 – Two Notty

19h00 – Doixton

21h00 – Selvagens à Procura de Lei

MINIBIO DOS ARTISTAS

Sobre DJ Thiago Camargo

A paixão pela música vem de berço, mas foi em 2005 que Thiago teve seu primeiro contato com toca-discos e mixer. Em Dallas, no Texas, iniciou sua trajetória profissional como residentes nos clubs GLO Lounge e Glorias Club, além de eventos no Club Lizard Lounge e festas como o Dallas Halloween Party e Green Ville. Radicado em Fortaleza, seu trabalho passou a receber influência de outras culturas, compondo uma formação plural.

Sobre Italo Azevedo

Após 10 anos longe da cena musical de Fortaleza, com participação entre os anos de 2007 e 2009 de festivais como Rock Cordel e UFC de Cultura, além de marcar presença em bares e casas de show com apresentações ao vivo ao lado do projeto “Av. Funk”, Italo Azevedo retorna com nova roupagem e novo jeito de escrever canções.

Sobre Roberta Campos

Indicada ao Grammy Latino 2016 na categoria Melhor Álbum de MPB com o disco Todo Caminho é Sorte, Roberta Campos é uma das melhores artistas de sua geração. Mineira de Caetanópolis, aos 11 anos ingressou para o mundo da música ao descobrir, no violão, um parceiro de todas as horas. De lá pra cá, trabalhou tocando em bares, saraus e afins, até reunir suas composições para gravar seu primeiro disco. Roberta já é destaque como autora de canções que compõe trilhas sonoras de diversas novelas e hits que alcançam os primeiros lugares das rádios brasileiras; além de parcerias em composições com nomes como Humberto Gessinger, Nico Rezende, Zélia Duncan, Danilo Caymmi, Luiz Caldas, Hyldon, Fernanda Takai, Paulo Mendonça, entre outros.

Sobre Luiza Nobel

Cantora, compositora, atriz, Luiza Nobel foi uma das contempladas a integrar a edição 2019 do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes e vencedora do Festival de Música da Juventude de Fortaleza no mesmo ano. Em 2015, foi idealizadora do projeto Pérolas Negras com Adna Oliveira, concerto com repertório de exaltação à negritude através de canções consagradas na MPB. Em 2021, recebeu o Prêmio Digital de Música Cearense e também foi destaque na revista Nacional Bazaar, no mesmo ano, Luiza também foi vencedora no Festival de Música de Fortaleza.

Sobre Benza

O projeto Benza nasce do reencontro de dois velhos amigos que se conheceram na  efervescente cena musical dos anos 90/2000 de Recife. Victor Dreyer, artista plástico, poeta e músico, realizava o Mestrado em Pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa – Portugal, enquanto Rafael Infa, produtor musical, viajava em turnês com as bandas em que trabalha como empresário e tour manager. Por conta da pandemia, os dois se reencontraram na cidade natal, Recife – agora vizinhos, começaram a trocar figurinhas musicais.

A conversa acabou ficando séria e gerando o nascimento do Benza, dupla focada na tentativa de fazer uma música pop, tropical e dançante produzida eletronicamente com suporte de sons orgânicos e regionais. No momento, o Benza já lançou três singles e vem fazendo inúmeras apresentações importantes, como a volta do projeto Seis e Meia (dois dias no Teatro do Parque) e a abertura da turnê do grupo Gilsons (réveillon Carneiros, réveillon Milagres, Praia do Patacho, João Pessoa).

Sobre Mundo Livre S/A

Os pernambucanos da Mundo Livre S/A começam a celebrar os 30 anos do manifesto mangue – escrito em 1992 pelo vocalista e compositor Fred Zeroquatro – em grande estilo: lançando o 9º álbum da banda, Walking Dead Folia, pela gravadora Estelita (Recife). O universo de ouvintes mensais do grupo nas principais plataformas digitais mais do que duplicou durante a pandemia e a expectativa dos fãs vinha aumentando desde a repercussão do single “Baile Infectado” (lançado em agosto junto com um bombástico ensaio fotográfico homenageando o SUS). Em um vídeo-manifesto, postado semanas depois no YouTube da banda, o álbum se define como “o enredo de uma graphic novel holocáustica.”

Sobre DJ Isa Capelo

A publicitária e DJ Isadora Capelo traz a universalidade musical em sua identidade. Suas influências transitam desde a bossa, lounges, MPB e samba de raiz até os clássicos do Jazz e suas releituras. Sempre trazendo novidades dentro desse universo. Com um estilo de personalidade, conhecido por suas brasilidades, uma mistura do clássico da música popular brasileira e outras bossas, o seu som traz a leveza do puro e misturado dos cantores e compositores do país. Com sua marca pessoal, o clássico batom vermelho, Isa deixa seus repertórios marcados pela cor e malemolência, perpassando desde projetos culturais a eventos que transmitem sua musicalidade.

Sobre Juan

Artista cearense que há 9 anos atua no cenário musical da cidade, Juan não se define com estilo específico. Passeia por vários nichos, mesclando reggae, rock e pop de uma maneira única. Autêntico, seu ritmo contagia e as letras são permeadas de provocações que mexem com a quietude de quem ouve. Com originalidade, consegue trazer para seu trabalho autoral canções preenchidas por reflexões relevantes, mantendo leveza e o balanço de suas músicas. Influenciado pelo conterrâneo Belchior, o artista sente que amar e mudar as coisas também o interessam mais. Em 2019 lançou seu primeiro EP, o Metamorfose, e o próximo álbum, Alma Livre, tem lançamento previsto para 2022 – músicas parte do setlist do disco já vêm sendo lançadas desde 2021. No álbum, o artista imprime sua identidade em 14 canções autorais com temas como aceitação, autoconhecimento, amor e também a busca pela liberdade.

Sobre Davi Cartaxo

Fortalezense, Davi é cantor, compositor e faz parte do movimento da nova MPB, com forte influência do folk e pop rock. Já dividiu o palco com grandes artistas como Tiago Iorc e a banda Melim, além de extensa produção audiovisual no seu canal do YouTube. Na internet, contabiliza mais de 3 milhões de streams em suas músicas e vídeos. A música de trabalho atual, “Estrela do Mar”, está presente nas principais rádios do Brasil e seu primeiro album será lançado nos próximos meses.

Sobre Two Notty

Two Notty é o nome artístico dado a dupla dos jovens irmãos Marcello e Felipe Barra. O projeto foi criado após ambos se formarem na renomada escola de produção musical MMMMAVEN (USA). Desde então, o duo tem se apresentado de forma extraordinária nas melhores festas do seu estado com milhares de streamings em suas produções musicais. Não à toa, ganharam suportes dos maiores DJs do mundo como Martin Garrix, Croatia Squad, Sevenn e outros.

Sobre Doixton

Com menos de um ano de lançamento, Antoniel Gomes vulgo Doixton, como é conhecido no cenário, somava mais de 100 mil visualizações no YouTube em uma única música. Hoje, conta com 4 EPs lançados, em quatro anos de participação na cena independente da cidade, já soma 17 singles e sete clipes – além dos EPs Filosofia do Crush, de 2018, e Foi Sal, de 2019. O cantor foi destaque nas duas primeiras edições do festival de rap Poesia de Rua, promovido para apresentar os grandes nomes do rap nacional na capital cearense. Doixton iniciou sua busca pelas batidas desde cedo, participou de um grupo de swingueira chamado Uz Patifez do Swing, atuando também como coreógrafo. O repertório de shows de Doixton mescla novos lançamentos da sequência de EPs D, X e T, com clássicos já firmados na história do rap da cidade de Fortaleza.

Sobre Selvagens à Procura de Lei

Selvagens à Procura de Lei é uma banda brasileira de rock formada, desde 2009, em Fortaleza, por Gabriel Aragão (guitarra, teclado e vocal), Rafael Martins (guitarra e vocal), Caio Evangelista (baixo e vocal) e Nicholas Magalhães (bateria e vocal). Álbuns são retratos de fases da vida – no dia 08 de novembro de 2019, um novo momento dos Selvagens à Procura de Lei foi exposto através do disco Paraíso Portátil. Neste quarto trabalho de estúdio, Gabriel, Caio, Rafael e Nicholas, abrem o coração enquanto testam novos sons e escrevem com muita personalidade. Sentimentos, medos, superação e renascimento são temas em evidência na retórica atual dos Selvagens. Sonorizando as letras, sempre protagonistas na obra da banda, estão arranjos remetendo ao pop moderno, além de sintetizadores e beats que permeiam o disco produzido por Paul Ralphes.

DFB 2022

Idealizado por Cláudio Silveira, o mega evento chega à 22ª edição, consagrando-se pela programação diversa e reforçando a vocação do Ceará como epicentro para a fomentação da moda, da cultura, da formação e da valorização do turismo. Com a retomada presencial, a inovação define a principal abordagem das ações do DFB e é, também, o pressuposto criativo que deve inspirar curtas-metragens que orbitam em torno do universo da moda, contemplados no Concurso Move Moda.

Duas salas com passarelas de 40 metros para receber os desfiles serão montadas, além da passarela externa, instalada na areia da Praia de Iracema, que receberá as coleções do DFBeach Club, com foco em beachwear. Neste ano, o DFB apresentará um desfile de moda Upcycling, com reaproveitamento de materiais, em parceria com a Enel Brasil. A apresentação complementa as ações do novo espaço do evento, o Factory, com direito a instalações gigantes de players do setor de eventos do Ceará e até um palco para shows, com 28 metros de altura e cenografia 100% feita em sucata.

O DFB Festival 2022 é apresentado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria de Cultura, com agradecimento à Enel Brasil e Realização da Artesanias do Ceará.

Sobre o DFB Festival

Criado em 1999 e realizado anualmente em Fortaleza, o DFB Festival é um dos mais relevantes eventos multidisciplinares que dialogam com moda autoral, cultura e ações formativas da América Latina – é, portanto, uma poderosa e notória plataforma para o desenvolvimento da cultura de moda no país e também para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará. A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade.

Serviço

DFB Festival 2022

Quando: 25 a 28 de maio

Onde: Praia de Iracema

Instagram: @dfbfestival

Site: https://www.dfbfestival.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s