Solidariedade: Tapera das Artes promove arraial solidário em Aquiraz

Nos dias 23 e 24 de junho, a partir das 17h, a Tapera das Artes, em Aquiraz, irá realizar um Arraial Solidário com comidas típicas, quadrilha, música ao vivo e muito mais! Entre as atrações confirmadas estão o grupo Catabum e o trio pé de serra Tapera das Artes. Toda a verba arrecadada será utilizada na manutenção das atividades pedagógicas da Tapera das Artes e do Instituto Sons da Vila. O evento será na Praça do Centro Cultural Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro de Aquiraz). Entrada gratuita.

A Tapera
A Associação Tapera das Artes surgiu em 06 de junho de 1983, com a finalidade de prestar serviços dedicados a terceira idade. Em 1996 direcionou suas atividades para projetos culturais voltados ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens oriundos de famílias de baixa renda, através de programas específicos de Educação para a Arte. Em 1998, centrou suas ações no ensino de pífano para um grupo inicial de crianças e adolescentes, em sua maioria filhos de comerciantes, caseiros, pescadores e rendeiras domiciliados nas adjacências do distrito de Tapera. O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas, culminando a formação de vários grupos musicais como: Banda de pífanos “Girassol”, Grupo de Pagode “Sementes da Terra”, Grupo de chorinho “Feijão de Corda” e Grupo de Forró “Natureza do Forró” , o Espetáculo “Sons e Sonhos”, e a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz.

Em 2002, a Tapera das Artes realizou o mapeamento Cultural da cidade de Aquiraz, com o levantamento de todas as Manifestações Artísticas, Religiosas e Etnográficas. culminando nos anos subseqüentes na produção de livro didático, um documentário sobre a história de Aquiraz,, a gravação do CD de Tradições Orais e o CD da Dança do Côco, Imagens do Imaginário, Histórias da Primeira Capital, as animações das lendas realizadas pelo NACTA (núcleo de Animação e Cinema e Tecnologia da Tapera das Artes) e o Memorial do povo de Aquiraz.

Desde 2009 no Teatro da ONG, construído com apoio de BNDES, diversas programações artísticas são realizadas,como o Festival Internacional 7Sóis e 7Luas, rede de intercâmbio cultural, presente em 32 cidades do mundo lusomediterrâneo.

Em 2012 a Tapera das Artes iniciou a parceria com a Fundação Bachiana de São Paulo e com o apoio do Maestro João Carlos Martins protagonizou a viabilização de uma Orquestra Bachiana Jovem em Aquiraz, e no ano de 2013 a ONG iniciou, com o apoio da Petrobrás novo programa voltado de musicalização e capacitação em artes visuais, atendendo a um público de 458 crianças, adolescentes e jovens do município de Aquiraz e adjacências. E a sua história continua, fazendo valer a vida de muitos, agora, tendo como fonte a experiência dos seus 30 anos de existência, organiza-se para o cumprimento de mais uma meta, com realização do referencial pedagógico da Instituição, a ser construído com a orientação do maestro Ênio Antunes, autor também da metodologia “ A La Corda “adotada no projeto de musicalização da Fundação Bachiana, que poderá ser replicado por outras instituições de ensino de música pelo nosso pais. É a Tapera das artes, eternizando-se na memória de todos aqueles seres, privilegiados com a oportunidade de toques sublimes com a arte, amante da vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s