
O Centro Regional Integrado de Oncologia comemora resposta clínica positiva em paciente com metástase óssea na coluna vertebral que realizou radiocirurgia.
A paciente sofria com dor na região lombar, alteração do hábito intestinal e diminuição da força motora. O procedimento foi realizado com radioterapia guiada por imagem, mesa de coordenadas robóticas 6D e TC integrado do Acelerador Linear Versa HD. A mesa robótica, guiada por uma câmera infravermelha permitiu precisão de posicionamento submilimétrica da paciente em seis graus de liberdade, corrigindo erros nos três eixos de deslocamento: vertical, longitudinal e lateral, e nos três eixos de rotação: rolagem, inclinação e giro.
Após 24 horas da radiocirurgia a paciente já relatou melhora significativa da dor, uma das principais queixas. Com 72 horas foi observado o controle completo da função esfíncteriana vesical e retal (controle urinário e fecal), como também melhora na força motora dos membros inferiores. Com 120 horas, cinco dias, a paciente ficou completamente sem dor.
De acordo com os especialistas os tumores malignos mais comuns na coluna vertebral são lesões provenientes de um câncer distante que migrou para a coluna. Os tumores primários que mais frequentemente geram metástase na coluna são câncer de próstata, mama e pulmão.
Entre os sintomas desafiantes de metástase na coluna que não eram solucionados com os tratamentos tradicionais estão: dor local e sintomas radiculares (parestesia).
Observar a resposta clínica positiva da paciente, principalmente com a melhora completa do quadro de dor é uma conquista a ser comemorada por todos.
Segundo Dr. Pedro Pinheiro, médico Radio-Oncologista responsável,
“O uso de doses ablativas em lesões neoplásicas, além de proporcionar danos celulares diretos e indiretos, impede a repopulação tumoral. Somam-se a isso efeitos como o dano à vasculatura, que gera apoptose endotelial e desarranjo da microvasculatura, e uma provável indução de resposta imune contra o tumor pelo uso de altas doses por fração”.
O investimento em equipamentos de alta tecnologia aliado à expertise dos profissionais fazem do CRIO um dos mais completos centros de tratamento oncológico do país.
Profissionais envolvidos: Oncologista clínico, Rádio oncologista (radioterapeuta), Neurocirurgião (NCx especialista em Coluna), Anestesista (*Médico especialista em Dor Crônica), Equipe de Físicos Médicos, Dosimetristas, Tecnólogos em Radioterapia/Radiologia, Enfermeiros, Técnicos de Radioterapia e Engenheiros.
Serviço: Centro Regional Integrado de Oncologia
Endereço: R. Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne, Fortaleza – CE, 60335-480