Arte: Exposição de fotografias retrata as vivências da população de Pontal de Maceió, em Fortim-Ce

No município de Fortim, litoral do Ceará, a praia de Pontal de Maceió é repleta de belezas. O azul do mar, as grutas e seu povo são riquezas que merecem ser apresentadas ao mundo. E foi pensando nisso que a fotógrafa, Marion Dubier-Clark, captou através da lente da câmera as nuances da população que vive entre as areias de Pontal de Maceió. 

Foi nos de momentos de alegrias, do cotidiano do povo, das andanças pelo município que Marion produziu uma seleção de fotografias que estarão disponíveis para visitação a partir do dia 14 de julho, na Associação De Jovens De Pontal De Maceió, e ficará aberta ao público durante dois meses.

“Queríamos guardar a memória através de outras fotos. Fazer retratos dos anciãos da comunidade, de forma a gravar no tempo os sorrisos e os olhares desta memória de Pontal de Maceió. Ter o prazer de realizar essa ação no Brasil foi um verdadeiro sonho”, comenta Marion. A fotógrafa ainda destaca que a abordagem de ir até os moradores e conferir de perto sua realidade foi como “descobrir e entender seu lugar de vida”.

A ideia de realizar a exposição de fotos surgiu de Albana Karakushi, empresária, incentivadora cultural e patrocinadora da exposição, que se apaixonou pelas belezas de Fortim e de lá fez seu ponto de parada. “Gravar a memória deste lugar tão importante é mais do que apenas captar um pedaço da história desse povo. É contar ao mundo um pouco sobre o que é vivido aqui, sobre a felicidade das pequenas coisas e sobre permitir um intercâmbio de culturas para os que virão conferir a exposição”, conta Albana.

Marion destaca seu agradecimento e faz um convite especial a todos. “Agradeço a Albana que me incentivou e apoiou para tornar realidade a execução das fotos. Junto a eles, oferecemos esta exposição, onde espero fascina-los da mesma forma que tivemos o prazer de realizá-la. Sintam-se mais do que convidados a viver momentos incríveis com o povo de Pontal de Maceió”, finaliza Marion.

A exposição conta com o patrocínio da Alba Imóveis e apoio da Prefeitura Municipal de Fortim.

Sobre Marion Dubier-Clark

Formada na Escola de Fotografia EFET, Marion Dubier-Clark aperfeiçoou a arte do retrato e da paisagem através de várias viagens, incluindo os Estados Unidos. Ela deixa impressões fine art para indivíduos, mas também para fundos fotográficos BNF, expostos em várias galerias em Paris e colabora com várias revistas, Milk, Clark Magazine, Psychologies. Em 2009, ela auto-publicou e distribuiu seu primeiro livro “100 Polaroids”. Após o sucesso desta primeira experiência, ela auto-publicou novamente em 2011: “Polaroids / From New York to New Orleans” e em 2012 “From San Francisco to Los Angeles” com suas impressões da viagem pelos EUA. Em setembro de 2013, expôs em Tóquio e o livro de fotografia “Picolo bolo” foi publicado em colaboração com Carlotta e Alice Mitterrand. Em 2014, tornou-se embaixadora da Fujifilm para os produtos da série X.

SERVIÇO

Exposição de fotos – Pontal de Maceió: pelo olhar de uma câmera 

Quando: A partir de 14 de julho (Aberta para visitação por dois meses) 

Local: Associação De Jovens De Pontal De Maceió – Ajpm (Rua José Nascimento, 8, Pontal de Maceio, Fortim-CE. CEP: 62815-000, Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s