Saúde: Unimed Ceará celebra 37 anos e amplia estrutura com foco na Atenção Integral à Saúde

A Unimed Ceará inaugura uma nova estrutura, no prédio onde funcionava o IBEU-CE, que servirá de suporte para os profissionais que atuam na telessaúde e no Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), que existe desde 2016 também na Rua Nogueira Acioli. O investimento celebra os 37 anos da operadora de planos de saúde e faz parte do modelo assistencial adotado por ela nos últimos anos, por intermédio da área de Atenção Integral à Saúde, cujo objetivo é oferecer um atendimento que vai além do tratamento de patologias, abrangendo como um todo questões físicas, emocionais e sociais que afetam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar do paciente. O contrato de locação com o IBEU-CE foi firmado por um período de 10 anos.

O empreendimento contará com novas equipes multidisciplinares que atuarão de forma remota e presencial, coordenando o cuidado contínuo do paciente. A área de desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde também ganhará espaço no local com intuito de aperfeiçoar e fomentar pesquisas e parcerias com a comunidade, convergindo experiências para agregar soluções que incrementem, facilitem e simplifiquem o acesso, a gestão e a assistência à saúde, ao reunir, em um ambiente, ao mesmo tempo acolhedor e tecnológico, uma equipe de profissionais qualificados.

Inicialmente, serão 16 consultórios para atendimentos médicos e multidisciplinares presenciais, 4 consultórios para a realização de teleconsultas médicas e multidisciplinares, uma sala de vacinação, um espaço destinado às terapias integrativas e um ambiente “Mude1Hábito” voltado para atividades físicas. “Contaremos com uma equipe formada por médicos com especialização em medicina de família, enfermeira, nutricionista, psicólogo e educador físico com formação na área de atenção primária”, explica a médica Kelline Paiva, Gerente de Atenção Primária da Unimed Ceará. Além disso, existirão outras especialidades médicas para os casos de maior complexidade, como endocrinopediatria, pediatria, neurologia, dentre outras. “A expectativa é que comecemos com cerca de 2.000 atendimentos mensais, podendo ter, em média, 20 atendimentos simultâneos. Nossa capacidade é de prestar assistência em saúde para até 15 mil pessoas”, ressalta Kelline.

Com a nova estrutura, a ideia é expandir os trabalhos, com as demandas relacionadas à prevenção e promoção da saúde dos beneficiários, alcançando todo o interior do Estado. Trata-se do foco da operadora, que hoje busca atuar fortemente com seu trabalho e rede de atendimentos fora da capital, levando mais saúde para todo o Ceará. É este, inclusive, o mote da atual campanha institucional que tem como porta-voz o poeta cearense Bráulio Bessa.

Parcerias

O local também dispõe de um espaço para a parceria que a operadora de planos de saúde tem com a Universidade de Fortaleza (Unifor). O objetivo é estimular a pesquisa e o compartilhamento de conhecimentos, com participação efetiva da comunidade acadêmica.

Um ambiente tecnológico também vai compor a nova estrutura, para viabilizar projetos importantes como o da InterSystems, referência mundial em integração de dados em saúde, outra parceria importante da Unimed Ceará com a plataforma de integração de informações clínicas HealthShare. O Registro Eletrônico de Saúde (RES), por exemplo, é uma das iniciativas desta área. A integração das informações entre as unidades da Rede deve agilizar o atendimento, uma vez que os beneficiários serão portadores dos seus dados de saúde, podendo compartilhá-los com os médicos, que terão acesso mais facilitado a informações que colaborem para tomada de decisão sobre diagnóstico e tratamento.

Com esse projeto, a Unimed Ceará se destaca como pioneira no uso desse sistema de RES, seguindo normas e padrões internacionais para a troca de dados de saúde HIE – HelthInformation Exchange, bem como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s