Eventos: Segunda edição da Ocupação Parque Dragão traz apresentações artísticas gratuitas neste sábado (27) 

Projeto fruto da parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Centro Cultural Porto Dragão e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, traz grupo de cultura popular, DJ e músicos cearenses.

Neste sábado (27), acontece a segunda edição do “Ocupação Parque Dragão”, projeto colaborativo entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o Centro Cultural Porto Dragão e a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), que convida o público a fruir de uma agenda cultural nas áreas abertas que interligam esses equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), com uma programação plural gratuita protagonizada por artistas cearenses. Neste dia, o Espaço Rogaciano Leite Filho, palco localizado abaixo da passarela vermelha do Centro Dragão do Mar, receberá apresentações do grupo Coco de Praia do Iguape, da DJ Kaká Di Paula e de Luana Florentino e Orlângelo, com o show “Forró do Fico”. 



Sobre as atrações



     A Dança do Coco de Praia do Iguape atravessa gerações, tradição passada de pai para filho, heranças de seus antepassados. A dança é envolvida pelo som do carrom com seu sapateado quente, não deixa ninguém ficar parado. Seus integrantes são pescadores e suas roupas são rústicas pintadas na mata, com tinta extraída da casca do cajueiro. Os versados são raízes trazidas de longe e sua letra conta a vida do cotidiano dos pescadores. O grupo mantém a tradição e sua originalidade pois assim representam a cultura do seu povo, maior motivo de orgulho pra eles. A missão do Coco de Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira é manter e repassar para as novas gerações a sua cultura.
     Kaká Di Paula é DJ e professora de atividades aquáticas, natural de Juazeiro do Norte (CE). Traz da sua terra a bagagem musical de um povo capaz de transcender a dor com amor, festa e devoção. Kaká é uma mulher lésbica e nordestina, que expressa seu lugar de fala com a pluralidade da música nordestina.

     O show “Forró do Fico” é a primeira experiência juntos em palco de Luana Florentino e Orlângelo, esses dois “cantautores” interioranos, instigados após o resultado da união dos dois na gravação da música de mesmo nome, de autoria de Orlângelo e Flávio Paiva, lançada em maio de 2022. Já se pode imaginar a resenha performativa deste duo que promete encantar a plateia com suas canções autorais, poesias, bem como nas releituras de clássicos da música nordestina e Brasileira. Com o apoio de loops e samples, a dupla se reveza entre percussões, guitarras e violões. Suas vozes têm origem nas artes cênicas, suas “corpas” nas danças de terreiro, e a gaiatice Cearense o amálgama perfeito para esta união cenomusical. Neste dia, a dupla contará com o acompanhamento do percussionista Rossano Cavalcante. 

     Para manter o pique e acompanhar a sequência de shows, o público poderá consumir os lanches e as bebidas comercializados por empreendedores locais do Poço da Draga.

Programação


17h30 – Coco de praia do Iguape
18h30 – Luana Florentino e Orlângelo – Forró do Fico
19h45 – DJ Kaká di Paula


SERVIÇO: 2ª Ocupação Parque Dragão, com Coco de Praia do Iguape, DJ Kaká di Paula, e Luana Florentino e Orlângelo apresentando o “Forró do Fico” 

Data: Dia 27 de agosto (sábado)
Horário: 17h30 às 21h30
Local: Palco Rogaciano Leite Filho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s