Cabernet Sauvignon: a uva tinta mais bem-sucedida do mundo

Originária da região francesa de Bordeaux, a Cabernet Sauvignon é uma das mais famosas e bem-sucedidas uvas tintas do mundo e é tão especial que tem um dia todinho só para ela: 30 de agosto. A espécie é famosa por se adaptar com facilidade a distintos terroirs e por produzir uma grande variedade de vinhos, desde exemplares com estilos jovens e descomplicados, até rótulos com mais qualidade e complexidade. 

O principal diferencial da Cabernet Sauvignon pode ser observado ainda na videira: sua casca grossa e polpa pequena. A casca grossa ajuda a proteger a uva de variações climáticas, um dos motivos que viabilizam que seja cultivada em diferentes lugares no mundo, além de proporcionar maior concentração de sabores e taninos. Em lugares mais quentes como na Austrália, África do Sul e na Califórnia, pode ser encontrada em vinhos mais intensos, encorpados, com maior teor alcoólico, taninos macios e com destacadas notas de frutas negras. Já em lugares mais frios, como França, algumas regiões chilenas e norte da Itália, os vinhos costumam ter um corpo menos robusto, taninos mais adstringentes (aquela sensação de secura na boca) e herbáceo mais aparente.

De forma geral, os vinhos tintos produzidos a partir da Cabernet Sauvignon podem ser do tipo varietais, elaborados com uma única uva, ou blends, que é quando ocorre a mescla de duas ou mais uvas. Embora se adapte a diferentes terroirs e com isso suas características possam sofrer suaves alterações, em geral, são rótulos com cor profunda, bom corpo, acidez média para alta e taninos presentes.

Agora, que tal viajar o mundo com a rainha das uvas tintas e conhecer esta casta nos mais variados lugares? Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, sugere começar um “mochilão Cabernet Sauvignon” direto na origem dela, em Bordeaux, na França, em um passeio pela A.O.C Médoc, sub-região ao norte de Bordeaux, à margem esquerda do estuário de Gironde, conhecida mundialmente por seus vinhos de alta qualidade. 

Château Plagnac A.O.C. Médoc 2018 é um Cru Bourgeois (classificação), ou seja, obedece às regras mais rígidas de cultivo dos vinhedos e vinificação, além dos regulamentos da própria região, respeitando as práticas que o crítico americano de vinhos James Suckling comentou sobre este exemplar: “Amora preta, cravo, casca, tabaco e alcaçuz no nariz. É encorpado, com taninos firmes e finos. Saboroso com agradáveis notas adocicadas de alcaçuz. Experimente a partir de 2023”. Além disso, é um tradicional corte bordalês que envelheceu 12 meses em carvalho francês proporcionando requinte, estrutura e complexidade.

(https://www.wine.com.br/vinhos/chateau-plagnac-a-o-c-medoc-2018/prod26430.html)

De Bordeaux viajamos direto para a Califórnia, EUA, onde há excelentes exemplares da Cabernet Sauvignon cultivada em um terroir com temperaturas mais elevadas. O Apothic Cabernet Sauvignon 2019 é um autêntico Cabernet Sauvignon californiano produzido pela vinícola Apothic, parte do portfólio da Gallo Winery, o maior grupo vitivinícola do mundo. Repleto de estilo, intensidade e taninos macios, proporciona um toque sedoso e marcante com seus aromas e sabores. Por garantir uma experiência prazerosa e única, este vinho recebeu 90 pontos da Wine Review Online em fevereiro de 2021.

(https://www.wine.com.br/vinhos/apothic-cabernet-sauvignon-2019/prod26815.html)

Próxima parada, hemisfério sul! Desembarcamos diretamente no Vale Central chileno para degustar o U by Undurraga Valle Central Cabernet Sauvignon 2020. A linha U by Undurraga é uma linha de entrada da renomada vinícola Undurraga que busca apresentar aos consumidores um vinho descomplicado, com um encantador buquê de aromas primários e satisfatório frescor. Este rótulo teve passagem por tanques de aço inox para manter as características naturais da uva, tendo um perfil jovem que exalta as características frutadas e os toques herbáceos da casta neste terroir. É uma excelente pedida para desfrutar socialmente com os amigos e acompanhar uma noite de pizzas!

(https://www.wine.com.br/vinhos/u-by-undurraga-valle-central-cabernet-sauvignon-2020/prod27387.html?channable=0162f9696400323733383796&gclid=EAIaIQobChMI4Oq_tMzO-QIVCjyRCh0oCw8PEAQYASABEgLAgvD_BwE)

Na sequência, nosso mochilão nos leva à Argentina, mais precisamente ao Vale do Uco, Mendoza, onde a Cabernet Sauvignon se adaptou bem. O Salentein Killka Cabernet Sauvignon 2021 produzido pela Bodegas Salentein com uvas cuidadosamente selecionadas de vinhedos no Vale do Uco, é um exemplar que passa seis meses em barricas de carvalho para arredondar o vinho e amaciar os taninos, sem perder as características naturais da casta. Sem dúvida, é um exemplar marcante que expressa com autenticidade a casta no terroir do Valle de Uco.

(https://www.wine.com.br/vinhos/salentein-killka-cabernet-sauvignon-2021/prod27770.html

Nossa última parada na América do Sul é em Sierra de Mahoma, San José, Uruguai, uma região litorânea, com clima temperado, paisagem rochosa, solo granítico e muita influência marítima. Os vinhedos passam por moderado estresse hídrico e suas raízes precisam ir muito fundo em busca de água e nutrientes, obtendo vinhos com muita fruta e notas minerais marcantes. O exemplar de destaque é o Viñedo Mar de Piedras Gran Bodegón Cabernet Sauvignon 2020, proveniente de vinhas de baixo rendimento – ou seja, menor produção e maior qualidade – e ainda passa nove meses em tanques de concreto para amaciar o vinho e ressaltar as características frutadas, os toques minerais e o frescor. O resultado é um Cabernet Sauvignon imponente assinado pela renomada vinícola Familia Deicas!

(https://www.wine.com.br/vinhos/vinedo-mar-de-piedras-gran-bodegon-cabernet-sauvignon-2020/prod26214.html)

Continue com sua mochila, porque o próximo destino sugerido pela sommelière é Bonnievale Ward na África do Sul. O exemplar Bonnievale The River Collection Cabernet Sauvignon 2020 é para você que gosta de se aventurar no mundo do vinho e ter diferentes experiências, sair da zona de conforto e ser surpreendido. A vinícola Bonnievale Wines prospera em uma cultura de inovação, em que as uvas são cultivadas para criar vinhos consistentes e vibrantes numa região que apresenta grande amplitude térmica, o que contribui para a lenta maturação das uvas e, consequente, preservação de acidez e concentração de aromas e sabores. Este vinho chama a atenção pelos aromas marcantes de frutas pretas, tostado e um toque de couro, características muito peculiares que só esse terroir oferece. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/bonnievale-the-river-collection-cabernet-sauvignon-2020/prod27167.html)

Destino final, Riverina, sul da Austrália! A sugestão é um australiano de respeito, o Nugan Estate Third Generation Cabernet Sauvignon 2019, da região de Riverina em New South Wales, que possui a mais longa história vitivinícola do país. É um Cabernet Sauvignon que traz a praticidade da screw cap (tampa de rosca) e a personalidade no sabor marcante de frutas, pimenta e também chocolate devido à passagem por barrica americana. Trata-se de um vinho extremamente macio no paladar, redondo e muito saboroso. Possui o selo Vegan Friendly, ou seja, não utiliza proteína animal em sua composição, sendo muito apreciado por veganos.

(https://www.wine.com.br/vinhos/nugan-estate-third-generation-cabernet-sauvignon-2019/prod25610.html)

Aproveite essa viagem pelo mundo do vinho com a Cabernet Sauvignon. Permita-se conhecer e apreciar as mais diversas formas a casta da rainha das uvas tintas. Um brinde à Cabernet Sauvignon!

SOBRE A WINEA Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, a empresa possui atualmente 17 lojas físicas no Brasil: quatro unidades na capital paulista, duas no Rio de Janeiro e outras 11 em Ribeirão Preto, Barueri (Alphaville), Campinas, Natal, Fortaleza, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s