Música: Festival Canoa Blues 2022 realiza shows em Fortaleza

Caíke Falcão e Felipe Cazaux sobem ao palco do Festival Canoa Blues no próximo sábado. Os guitarristas e cantores assinam as sessões do evento em Fortaleza, com apresentações no BNB Clube (Avenida Santos Dumont, Av. Santos Dumont, 3646 – Aldeota). Os artistas prometem surpreendentes e ricas uniões de ritmos e sons marcados pelo Blues, inclusive com interações inéditas. Os shows começam às 21 horas, com acesso livre ao público.

A abertura do Canoa Blues foi realizada em 9.11, com curso de arte em areia para crianças e adolescentes atendidos pela ONG Canoa Criança. O curso, visando a uma das mais tradicionais manifestações da cultura local, foi ministrado pelo artesão e arte-educador Gledson Canoa, que há mais de dez anos desenvolve estudos e trabalhos com garrafas de areia colorida. Exemplares da produção dele encontram-se em várias coleções do Brasil e do mundo.

Todas as atividades do Festival, inclusive shows e ações de arte-educação, são gratuitas.

O Canoa Blues retornou neste ano ao modelo aberto e presencial, iniciado em 2008 – em 2020 foi realizada agenda virtual, exibida no canal próprio do evento na plataforma YouTube, e em 2021 foram realizados shows em espaço reduzido de Canoa Quebrada, respeitando as determinações de distanciamento social definidas pelos decretos estaduais de contenção da covid-19.

Na edição 2022, subiram ao palco em Canoa Quebrada Roberto Lessa Trio, a cantora e guitarrista Nanda Moura (CE/RJ), Débora Marc Trio e o gaitista David Tanganelli (SP).

O festival incluiu a doação de livros para entidades do terceiro setor que atuam em Canoa Quebrada.

“O objetivo evento é, desde a primeira edição, em 2008, o de promover qualidade e interações entre músicos, comunidade e público. É também o de democratizar o acesso à arte e à cultura. Respeitamos a cada ano o conceito de atividades em períodos de baixa estação, justamente para aquecer o ambiente turístico de Canoa Quebrada. O Canoa Blues é o festival de diálogo, respeito à arte e fortalecimento da cultura”, explica Roberto Maciel, curador e diretor-executivo do evento.

O evento é patrocinado pela Cantina Pet e Portal InvestNE, com realização da Via de Acesso a Arte e Cultura (VAAC) em parceria com a ForBlues Produções. O Canoa Blues conta, ainda, com suporte do BNB Clube de Fortaleza e da Associação dos Empreendedores da Canoa Quebrada. O apoio é da Prefeitura do Aracati, do Governo do Estado do Ceará e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

ARTISTAS PARTICIPANTES

FELIPE CAZAUX – Duas expressões se alinham no projeto de Felipe Cazaux, guitarrista que já acompanhou no Ceará os principais nomes do Blues brasileiro e é reconhecido nacionalmente como um dos grandes talentos do Nordeste. Em ambas, a qualidade é a nota central. No Canoa Blues, Felipe se apresenta em Fortaleza acompanhado de Renato Cazzolli no baixo e Ricardo Pinheiro na bateria,  em 10.12, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont).

CAIKE FALCÃO – Considerado uma das mais expressivas revelações da cena blues-rock cearense, o guitarrista e cantor Caike Falcão vem conquistando espaços na música local e desenvolvendo uma série de importantes parcerias. Hoje, é considerado um dos músicos mais destacados no movimento blueseiro local. Assim como Cazaux, Caike se apresenta em 10.12, no BNB Clube (Avenida Santos Dumont), em Fortaleza.

O Canoa Blues 2022 lançou playlist especial na plataforma Spotify. É o único evento exclusivamente de Blues do Ceará, e um dos mais respeitados do Brasil, completando agora 15 edições. A playlist pode ser conferida gratuitamente em https://open.spotify.com/playlist/0TcN7dUQjVxKciKmrswmiU?si=7c424cf1088248a8 ou no QR code que ilustra esta matéria.

SERVIÇO

Festival Canoa Blues – Edição 2022

CAÍKE FALCÃO E FELIPE CAZAUX – 10 de dezembro, Fortaleza (BNB Clube – Av. Santos Dumont), a partir das 21 horas

Aberto ao público

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s