Saúde: Açúcar em excesso pode gerar envelhecimento precoce, alerta especialista

Pouca gente sabe, mas o açúcar em excesso é um grande inimigo da pele saudável. Isso se deve ao fato dele reagir com as fibras de elastina e colágeno da pele. O resultado é o surgimento de danos relacionados com a flacidez e as rugas.

“O consumo elevado acaba contribuindo para o surgimento de doenças graves como câncer, infarto, hipertensão e diabetes. As células da nossa pele também ficam vulneráveis ao excesso de açúcar, resultando na glicação do colágeno pelo excesso de açúcar”, ressalta o biomédico e especialista em Estética Avançada, Dr. Vinícius Ferreira.

A glicação nada mais é do que uma reação de ligação do açúcar com as proteínas de colágeno. “É como se o açúcar se impregnasse entre as fibras de colágeno, o que as tornam mais fracas, rígidas e com menor durabilidade, provocando danos nas fibras elásticas contribuindo para o surgimento precocemente de rugas e flacidez”, complementa.

De acordo com o especialista, a melhor maneira para se evitar a glicação é manter uma dieta sem excesso de açucares. 

“É importante ter uma dieta rica em alimentos integrais, frutas, hortaliças, leguminosas e grãos e diminuir o excesso de açúcares refinados, argumenta. “Além disso, pratique exercícios físicos, tome bastante água e diminua o consumo de gorduras e álcool. Isso é essencial para manter a jovialidade e saúde da pele”, pontua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s