
Se você procura um filme de natal bem diferente, Noite Infeliz é a melhor opção! O filme é uma mistura de “Esqueceram de Mim”, “Duro de Matar”, “John Wick” e mais alguns outros filmes do gênero Slasher com o Papai Noel como protagonista e com um comportamento bem diferente do bom velhinho: o resultado é um filme divertido e surpreendente! Estrelado por David Harbour (‘Stranger Things’), Noite Infeliz é um presente de Natal bem violento que deve agradar muita gente.
Mesmo o longa não trazendo nada inédito, onde as inspirações são bem claras, como a pequena Trudy (Leah Brady) o texto revela sua inspiração em Esqueceram de Mim, e por meio da figura petulante, mal-humorada e em crise existencial do Santa Claus (David Harbour), a influência de Duro de Matar, por exemplo. A forma como o roteiro de Pat Casey e Josh Miller (‘Sonic: O Filme’) une todos s elementos da narrativa é que traz frescor ao gênero natalino e compensa sua falta de originalidade.
A produtora é a 87North, responsável por filmes como ‘John Wick’, ‘Atômica’, ‘Deadpool 2’ e ‘Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw’. Isso diz muito sobre o esperar do filme! Um natal de paz, pode esquecer! Este é um thriller bem sombrio e violento. Quando uma equipe de mercenários invade um complexo familiar rico na véspera de Natal, levando todos de reféns, a equipe não está preparada para um combatente surpresa: Papai Noel (David Harbour, Viúva Negra, série Stranger Things) está no local, e ele está prestes a mostrar por que ele não é nenhum santo.
O protagonista não é um homem vestido de papai noel, mas sim o próprio: com saco mágico de presentes, trenó e renas voadoras. Porém com uma pequena diferença: está cansado do natal, bebe muita cerveja e não aguenta mais entregar videogames às crianças. E Harbour parece ter se especializado na figura de um homem de meia idade de bom coração, que bebe bastante e está cansado. tendo em vista que sua construção aqui carrega semelhanças ao do personagem de “Stranger Things”,e isso não é uma má notícia, pois ele está perfeito no papel.
O filme dirigido pelo diretor norueguês Tommy Wirkola (Hansel & Gretel: Witch Hunters, franquia Dead Snow), também é estrelado pelo vencedor do Emmy John Leguizamo (John Wick), Edi Patterson (The Righteous Gemstones), Cam Gigandet (Without Remorse), Alex Hassell (Cowboy Bebop), Alexis Louder (The Tomorrow War) e Beverly D’Angelo (National franquia de férias de Lampoon).
A trama progride da maneira esperada, ou seja, o papai Noel promove mais um banho de sangue em cenas de luta bem coreografadas e mortes inventivas, que tiveram claramente a consultoria de David Leitch na produção. O fato é que Noite Infeliz consegue superar suas deficiências e ser um baita divertimento sanguinolento, pronto para se tornar uma boa opção de filmes natalinos como o próprio “Esqueceram de Mim” ou “Duro de Matar” para quem gosta do gênero!
Noite Infeliz (Violent Night – EUA, 2022)
Direção: Tommy Wirkola
Roteiro: Pat Casey, Josh Miller
Elenco: David Harbour, John Leguizamo, Alex Hassell, Alexis Louder, Cam Gigandet, Edi Patterson, Beverly D’Angelo, Leah Brady, Alexander Elliot, Brendan Fletcher, André Eriksen, Mike Dopud, Mitra Suri
Duração: 111 min.