Arte: Sandra Montenegro celebra seus 50 anos de arte, apresentando a exposição “Estar Nesse Mundo”.

A artista plástica Sandra Montenegro abrirá no dia 15 de dezembro de 2022, às 17 horas, no Museu de Arte da UFC – Mauc, a exposição “Estar Nesse Mundo”, na qual celebra 50 anos de artes plásticas. Multifacetada, Sandra iniciou sua carreira ainda criança e, aos 13 anos, recebeu sua 1ª premiação, na edição de 1972 do Salão dos Novos. A obra “Busca a Deus” ficou em primeiro lugar na categoria pintura, e foi a partir desse reconhecimento que a artista considera o início de sua trajetória artística. 

Pintar para fazer o bem e usar as cores para iluminar a vida é o grande propósito da artista, como tão bem define Estrigas: “Sandra se manifesta com a mesma desenvoltura, tanto na aquarela, com suas cores bem aplicadas e um desenho puro, leve, numa composição equilibrada, harmoniosa, que nos conduz a uma empatia com o trabalho na percepção estética em que se manifestam os seus temas-assuntos, dentro de uma figuração tranquila, que reconquista momentos de felicidade que a vida dá e toma”. 

Para Descartes Gadelha, a essência de Sandra “está ostensivamente presente em todos os pontos de seus quadros. É uma arte depoimento, de uma alma com excelente caráter, é por isso que suas pinturas são tão agradáveis. A difícil técnica das tintas aquosas é dominada por Sandra com surpreendente facilidade, chegando a exorbitar até mesmo as regras de procedimento, em função do prazer de colorir”, afirma o artista.   

“Estar Nesse Mundo” é dividida em dois momentos, o primeiro deles conta com uma linha do tempo, apresentando a história da artista e obras que representam marcos em sua trajetória, como a já citada “Busca a Deus”. Também está presente a obra, “Habitantes do Inconsciente”, que fez parte de exposição na Art Gallery do IBEU em 1994. O segundo momento vai receber trabalhos, inéditos em sua maioria, produzidos por Sandra, entre os anos de 2021 e 2022, inclusive apresentando obras dentro de uma linguagem mais contemporânea, como a técnica de pintura em tecidos. 

Os dois espaços apresentam uma instalação moderna e inovadora, idealizados pela artista visual e arquiteta Andréa Dall’Olio Hiluy, que assina a curadoria e a expografia da mostra. Já o artista Zakira Nobre foi o responsável por toda a parte de comunicação visual e montagem. “Estar Nesse mundo” também vai contar com obras da escultora Jacinta Cavalcante, que apresentará releituras de obras de Sandra em forma de esculturas. Ao todo serão 5 peças, entre placas táteis e esculturas em 3 dimensões. 

Serviço:

“Estar Nesse Mundo”, exposição celebrando os 50 anos de arte da artista Sandra Montenegro.

Abertura: 15 de dezembro de 2022, das 17h às 20h30.

Visitação: A partir de 16 de dezembro de 2022 até o dia 27 de janeiro de 2023. De segunda a sexta feira – exceto feriados – das 8h às 12h e 13h às 17h. 

Local: Museu de Arte da UFC – Mauc – Avenida da Universidade, 2854, Benfica. Tel.: 85 – 33664881. 

Gratuito e aberto ao público. 

Curadoria e Expografia: Andréa Dall’Olio Hiluy

Comunicação visual e Montagem: Zakira Nobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s