Segunda edição do ID:Rio Festival amplia fronteiras e apresenta programação extensiva também na capital carioca

Criado em 2021, por Helena Silveira e Claudio Silveira, responsáveis pelo tradicional DFB Festival (CE), o ID:Rio tem como missão atuar diretamente em prol do impulsionamento da energia criativa do trade da moda do estado do Rio de Janeiro. Entre as novidades de sua segunda edição, a maior é a ampliação de sua programação, 100% gratuita, que antes era baseada em Niterói e agora chega à capital do Estado.

O festival ID:Rio 22/23 é apresentado pela Enel, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo composto por atividades de estímulo direto ao empreendedorismo de toda a cadeia produtiva da moda fluminense.

A segunda edição do Festival distribuirá sua programação entre Niterói e Rio de Janeiro, reunindo shows, desfiles, jornada de conhecimento, exposição, podcasts e feira de design, moda autoral e gastronomia.

Entre os dias 26 e 29 de janeiro, o lineup do ID:Rio terá como epicentro, equipamentos em Niterói, com atividades no Espaço Cantareira, na Praça Zumbi dos Palmares e no complexo de cinemas Reserva Cultural Niterói.

Já entre 30 de janeiro e 25 de fevereiro, o Festival cruza a ponte para ocupar a Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentará uma exposição colaborativa, em parceria com a Enel Brasil, reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados. A sede da BPE também serve como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição e abordando temas ligados à sustentabilidade, empreendedorismo e inovação.

Multidisciplinar e 100% gratuito, o ID:Rio é voltado para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de estilismo, moda, design, administração, marketing e áreas afins.

Além de shows diários grátis no Espaço Cantareira, com grandes nomes da música do Rio, como Fernanda Abreu, Melim, Fernando Rosa e outros, o Festival apresenta desfiles exclusivos, reunindo marcas de diferentes polos confeccionistas do Estado do Rio de Janeiro, que vão do beachwear ao fitness, do jeans ao upcycling.

A retirada dos convites gratuitos para os shows será feita mediante inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói. O acesso ao evento é recomendado para jovens a partir de 16 anos. Menores podem comparecer, desde que acompanhados pelo(a) responsável.

Para acessar o ID:Rio, basta apresentar o convite e entregar 1 kg de alimento não-perecível. O total arrecadado durante os 4 dias de programação, será doado integralmente ao projeto Niterói Solidária.

Na programação formativa, o Festival une forças com o Jornal O Globo e apresenta o Ela Fashion Summit, jornada de palestras e talks, realizados no complexo de cinemas do Reserva Cultural Niterói, também com inscrições gratuitas via Sympla.

Toda a programação de palestras, desfiles e shows será transmitida ao vivo no canal do ID:Rio no YouTube: youtube.com/idriofestival

Também de 26 a 29 de janeiro, na Praça Zumbi dos Palmares, em Niterói, o Festival sedia o ID:Street, feira de moda autoral e design, com curadoria a cargo da plataforma Carandaí25 e destaque para a Casa Enel, que reúne o trabalho de artesãos de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O ID:Rio 22/23 conta com o apoio da Prefeitura de Niterói e do Shopping Plaza, correalização do Caderno Ela e realização da Equipe de Produção, responsável há 24 anos pelo DFB Festival, em Fortaleza/CE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s