Sustentabilidade: Contra o desperdício, Festival Costume Gourmet destinará resíduos orgânicos para compostagem

Com o número de desperdício chegando a seis bilhões de toneladas de resíduos orgânicos, por ano, em todo o Brasil, o Festival Costume Gourmet, realizado pelo Mercadinhos São Luiz, trará em sua programação a discussão sobre este tema e ações práticas contra o desperdício alimentar. Todos os resíduos recicláveis e embalagens biodegradáveis gerados no evento serão compostados, e o adubo resultante desse processo será destinado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Durante toda a programação, que acontece neste fim de semana (20 a 22) no RioMar Fortaleza, ações e estratégias para o melhor aproveitamento e melhor destinação dos resíduos serão realizadas em parceria com a empresa Verdear Eventos + Sustentáveis. Ativação de sinalizações, instruções, substituição dos plásticos descartáveis, além de coletores educativos e instrutivos também farão parte das atividades.

Ao final do festival, o público poderá ter acesso ao relatório de impacto socioambiental, que evidenciará quantidade de CO2 evitado, o cálculo de toda a pegada de carbono do evento, números de árvores poupadas, economia de água, energia e entre outros. Todas as lonas de comunicação do evento, serão transformadas em novos produtos e renda para Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável. Segundo a gerente de marketing do Mercadinhos São Luiz, Ana Luiza Ramalho, as ações de sustentabilidade que já fazem parte do grupo também serão aplicadas e revertidas para o evento.

“Temos o objetivo de levar informação para o nosso cliente, muni-lo de novidades sobre o mercado da gastronomia e sobre o que ele consome. E essa responsabilidade também se estende para ações socioambientais, além das atividades praticadas em lojas, queremos seguir contribuindo para uma sociedade mais consciente, e as atividades do Festival Costume Gourmet que serão totalmente sustentáveis nos darão essa importante oportunidade de seguir nessa missão”, enfatiza.

Além da responsabilidade ambiental, o Festival Costume Gourmet conta com ação social onde toda a renda obtida com o evento será destinada ao Instituto Povo do Mar (IPOM), ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC), e ao Instituto Primeira Infância (Iprede). Os ingressos estão disponíveis no site (costumegourmet.com.br) com opções de compras individuais ou combo para os três dias, que variam de R$ 12,50 (meia) a R$ 50.

Serviço: Festival Costume Gourmet – A gastronomia como você nunca viu
Data: 20, 21 e 22 de janeiro
Local: Shopping RioMar Fortaleza (Piso L3)
Horário: De 10h às 22h
Site oficial: https://costumegourmet.com.br/

Sobre o Mercadinhos São Luiz
O Mercadinhos São Luiz atua há 50 anos no Ceará. Iniciado na década de 1970 como um armazém de secos e molhados, hoje é uma das principais redes de supermercados do Brasil. São 23 lojas atendendo no varejo, oferecendo variedade, qualidade e praticidade aos cearenses, além do e-commerce. Com o conceito de inovação entre os pilares da empresa, o grupo é responsável ainda pela criação de grandes festivais locais como o Costume Saudável e Costume Gourmet, levando mais informações ao consumidor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s