
Com a chegada de um novo ano, muitas pessoas renovam o compromisso com a saúde e o bem-estar, tendo como um dos principais objetivos a adoção de uma rotina alimentar mais equilibrada, capaz de trazer mais disposição, qualidade de vida e prevenir diversos problemas de saúde ao longo do tempo. A pesquisa Food Barometer, em parceria com o instituto global de pesquisas Harris Interactive, divulgada em 2024 aponta que 89% dos brasileiros reconhecem a alimentação como um fator essencial para a saúde, evidenciando uma maior conscientização da população sobre a importância de hábitos alimentares mais equilibrados e acessíveis no dia a dia.
De acordo com a nutricionista Antônia Bernardo, voluntária da Cruz da Vida, ressalta que, mesmo diante da correria do cotidiano, é possível manter uma alimentação mais saudável. “Aumentar o consumo de frutas, vegetais, especialmente os folhosos e os de cores mais escuras, além de incluir boas fontes de proteína nas refeições, já faz uma grande diferença no dia a dia”, destaca.
Antônia também informa que apostar no básico é uma estratégia eficaz para manter uma alimentação saudável, e que um prato equilibrado, composto por salada, carboidrato e proteína, supre as necessidades do corpo e torna a refeição mais atrativa, sem a necessidade de recorrer a dietas restritivas.
A profissional destaca que não apenas a escolha dos alimentos, mas também a forma de se alimentar influencia diretamente a saúde, reforçando a importância de refeições feitas à mesa, sem o uso de telas, com mastigação adequada e respeito aos sinais de fome. Ela também enfatiza que o sono reparador é um pilar fundamental de uma rotina saudável. “Dormir mais cedo ajuda a regular o ciclo circadiano, favorece a desintoxicação cerebral, a memória e o equilíbrio hormonal, além de contribuir para um envelhecimento saudável”, explica.
A Cruz da Vida, associação sem fins lucrativos formada por profissionais da saúde voluntários, reforça que a informação é uma das principais ferramentas de prevenção. Por meio de ações educativas e atendimentos gratuitos, a instituição atua na conscientização da população sobre a importância do autocuidado e de hábitos que impactam diretamente a saúde física e emocional.
Foto: Freepik