Gourmet: Festival Fartura Fortaleza será dias 23 e 24 de novembro, com chefs e produtores de todo o Brasil, na Praça das Flores

FORTALEZA - Foto Festival Fartura Divulgação

Após passar por Belém, Brasília, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Porto Alegre e Lisboa, o Projeto Fartura completa as cinco regiões do Brasil e encerra o ano no Nordeste, com a quinta edição do Festival Fartura Fortaleza, dias 23 e 24 de novembro, na Praça das Flores, com entrada gratuita.

O evento reúne chefs e produtores de todo o país e proporciona ao público uma experiência gastronômica completa, da origem ao prato. Aulas teóricas no Espaço Conhecimento Senac e práticas no Espaço Interativo Electrolux, receitas sendo preparadas ao vivo, espaço para venda de produtos e, é claro, pratos para degustar a todo momento. Tudo isso embalado por shows musicais e apresentações cênicas ao longo do dia.

Entre os nomes já confirmados estão: João Diamante (RJ), Rosane Radecki (PR), Marco Gil (CE), Felipe Cicconato (CE), Valéria Laena (CE), Diogo Sabião (RO), Tereza Magalhães (CE), Ana Patrícia Diógenes (CE), Caetano Sobrinho (MG), Fabiano Pedon (CE), Priscila Ávila (DF), Nilda Ferreira (CE), Van Régia (CE), Sandro Gouveia (CE), entre outros.

 

Seminário Cultivar e Conhecimento Gastronômico nas Escolas

Após quatro edições de sucesso na capital do Ceará, o Projeto Fartura amplia sua atuação com duas novas frentes.

No dia 21 de novembro, acontece o Seminário Cultivar, com o objetivo de incentivar as discussões acerca dos alimentos e reunir profissionais do setor para abordar temáticas relevantes e apresentar cases. Nesta edição, o tema será “Cultura: o que fica e o que se transforma” e as conversas irão abordar o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e tradições culinárias. O evento será realizado no Senac Reference e a entrada é gratuita, mediante a retirada de ingressos e sujeita à lotação do espaço.

No dia 22 de novembro, o projeto Fartura realiza a ação Conhecimento Gastronômico nas Escolas, para crianças e adolescentes de escolas públicas. A intervenção conta com participação de chefs e outros profissionais do segmento, ensinando receitas e curiosidades gastronômicas. Apresentações culturais também integram a programação, que tem intuito de mudar a rotina dessas pessoas e promover o aprendizado, conhecimento e entretenimento por meio da gastronomia.

“Tanto o Seminário, quanto a ação nas escolas vão de encontro à missão do Projeto Fartura: contribuir para a cultura gastronômica das pessoas. Acreditamos na transformação que a gastronomia é capaz de trazer social, econômica e culturalmente. E isso só é possível por meio da educação e de um consumo mais consciente. Este é o nosso objetivo”, conta o diretor geral do projeto, Rodrigo Ferraz.

 

SERVIÇO:

Seminário Cultivar – “Cultura: o que fica e o que se transforma”

21 de novembro.

Local: A Confirmar

Entrada gratuita, mediante retirada dos ingressos (informações em breve).

 

Conhecimento Gastronômico nas Escolas

22 de novembro – evento fechado para alunos das escolas.

 

Festival Fartura – Comidas do Brasil Fortaleza  

Datas: 23 e 24 de novembro

Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Local: Praça das Flores (Av. Des. Moreira, S/N – Aldeota, Fortaleza- CE).

Entrada gratuita, sujeita à espera em caso de lotação do espaço.

 

www.farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

 

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia.

As Expedições Fartura são viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 264 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 mil pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.

Entre outros prêmios, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s