
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia declarado o Brasil como líder em volume de pessoas ansiosas do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros. Isso representa cerca de 10% da população convivendo com o transtorno. E agora, durante a quarentena por causa da pandemia de coronavírus a situação pode ser bastante agravada ainda mais, desencadeando um estado de estresse e ansiedade permanentes que podem fragilizar o sistema imunológico e debilitar o equilíbrio mental.
Segundo psicólogos, o isolamento pode ser angustiante por vários motivos, que vão desde o medo de contrair a doença até as perdas financeiras. E por causa disso, devemos ter cuidado não só com a saúde física, mas também com a mental.
Confira abaixo alguns conselhos dos especialistas para manter o equilíbrio durante o período de isolamento:
1. Informe-se, mas com moderação
É importante equilibrar a quantidade e a qualidade de informações para não cair em um dos dois extremos: negligência (“não quero saber de nada”) ou desespero (“quero saber de tudo). O equilíbrio é a chave para tudo na vida.
Veja qual o melhor horário do dia para você se informar, como por exemplo no horário do almoço ou fim de tarde e, depois, faça outras atividades sem deixar a ansiedade ou a tristeza tomar conta de você. Evite buscar informações em dois momentos:
- Antes de dormir, pois as notícias podem influenciar seu sono
- Logo que acordar, pois notícias ruins podem dar o tom para o seu dia
Restringir seu tempo de contato com notícias (de fontes confiáveis) a uma ou duas horas diárias, no máximo, é o mais aconselhável.
2 – Exercite-se
Uma outra dica para manter a saúde nesse período são os exercícios físicos. Além de melhorar da circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro, ela previne ou, pelo menos, reduz a ansiedade e o estresse. O motivo é a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
No entanto, deve-se ter cuidado com a segurança e a prevenção ao novo coronavírus. Então, escolha de um local seguro para a prática esportiva, como o jardim, a garagem ou mesmo a sala de sua casa. Evite usar equipamentos públicos, como parques e praças.
Várias academias e profissionais tem feito lives de treinos nas redes sociais, e ainda existem vários APP disponíveis falando do assunto. O personal trainer Emerson Barros, indicou algumas atividades que podem ser feitas em casa:
- Agachamento: sente-se e levante-se da cadeira repetidas vezes. Se preferir, pode realizar o exercício com uma mochila pesada nas costas até o chão desde que bem ajustadas às costas para não prejudicá-las;
- Levantamento de peso: deite-se em 1 tapete e usar garrafas de água ou saco de arroz para adaptar 1 supino (exercício para levantar peso). Se preferir, pode combiná-lo com o de tríceps testa —realizado a partir da extensão de cotovelo;
- Flexão: para imitar a carga de 1 peso utilizado na academia use uma sacola com objetos.
3. Respeite-se
Estar em isolamento pode gerar uma montanha-russa emocional. Em uma hora você sente esperança, compaixão, gratidão pelo que tem, na outra hora, sente ansiedade, tristeza ou raiva.
Quando a pessoa estiver bem, ela terá energia e disposição para cuidar de si, da casa e do trabalho. Mas quando estiver mal, essa energia vai embora e pode sentir vontade de dormir, chorar ou conversar com alguém.
O importante é reconhecer e procurar respeitar suas necessidades, quando for possível. E buscar ajuda quando sentir que não está conseguindo lidar sozinho com tudo que está acontecendo.
4. Medite
A meditação é uma forma incrível para se manter no presente e se desfazer de sentimentos que geram desconforto. Para quem não nunca meditou, as meditações guiadas são uma ótima opção, pois basta ser concentrar no que está sendo orientado.
- Sattva. Disponível para Android e iOS, o Sattva oferece meditações guiadas que irão facilitar o processo de aprendizado para iniciantes na prática.
- 5 Minutos.
- Insight Timer.(Android e iOS)
- Medite.se. (Android e iOS)
- Aura. (Android e iOS)
- Mindbliss. (Android e iOS)
- Ferramenta Meditação Momento. (Android)
- Relax Meditation: Sleep Sounds. (Android e iOS).