Sustentabilidade: Lojas do Pão de Açúcar em Fortaleza reforçam hábitos, práticas e consumo sustentável

Rede possui diversas ações que contribuem para o meio ambiente, como incentivo ao consumo de alimentos orgânicos e estações de reciclagem

O cuidado com o meio ambiente e ações que promovam a sustentabilidade são pilares do Pão de Açúcar. E não é de hoje: a rede é pioneira no varejo alimentar em iniciativas com programas de reciclagem, como é o caso as estações de reciclagem, que estão distribuídas em oito lojas de Fortaleza, além de outras iniciativas que estimulam o consumo sustentável e consciente, como descontos em alimentos orgânicos e estações de recarga de carros elétricos. A rede ainda incentiva hábitos que fazem a diferença, com o conceito Cada Dia Conta, que convida as pessoas a se engajarem sobre a importância de um movimento coletivo de consumo consciente e de pequenas atitudes diárias para a construção de um futuro sustentável para o planeta.

Conheça algumas das iniciativas do Pão de Açúcar que contribuem para incluir escolhas sustentáveis no dia a dia e saiba como aproveitar:

Frutas, legumes e verduras orgânicos com desconto

Todas as lojas Pão de Açúcar contam com um espaço dedicado para produtos orgânicos e oferecem uma promoção especial de sucos, frutas, verduras e legumes orgânicos, que chegam a ter até 20% de desconto. O intuito é estimular o consumo de uma alimentação cada vez mais saudável, uma prática pioneira da rede de supermercados que há 20 anos incluiu produtos orgânicos no varejo nacional.

Substituição de plástico nas bandejas de Marcas Exclusivas

O Pão de Açúcar vem substituindo algumas de suas embalagens para opções mais sustentáveis, como é o caso das bandejas de isopor do hortifrúti das marcas Taeq e Qualitá por um material 100% biodegradável. A bandeja foi desenvolvida a partir de uma tecnologia inédita que utiliza caixas de celulose e amido. Elas são sustentáveis e inovadoras, sendo 100% livres de petroquímicos e aditivos tóxicos. Dessa forma, ao ser descartada, a embalagem leva até seis meses para ser totalmente decomposta, diminuindo o descarte de resíduos.

Apoio a pequenos produtores

Um 2021, o Pão de Açúcar iniciou uma parceria com a startup cearense Muda Meu Mundo, que oferece tecnologia capaz de conectar pequenos agricultores e a rede para a venda direta de seus produtos, gerando um processo de comercialização justo e sustentável. Pelo acordo, os produtores fornecem itens produzidos sem uso de agrotóxicos, entre frutas, verduras e legumes, abastecendo a loja Pão de Açúcar Náutico três vezes por semana.

As famílias recebem certificação orgânica e qualificação em sustentabilidade desenvolvidas pela Muda Meu Mundo, e, além dos produtos serem livres de agrotóxicos, há uma preocupação com questões ambientais, sociais e econômicas. Os produtores são orientados quanto a preservação das áreas de vegetação nativa, a utilização de água apenas o necessário, redução de CO2 no transporte, qualidade no trato dos animais. A startup também acompanha temas relacionados à saúde da família, equidade de gênero e crianças na escola. Com essa parceria, 30 famílias estão comercializando diretamente com o Pão de Açúcar, o que beneficia aproximadamente 150 pessoas no campo cearense. 

Estação recarga de veículos elétricos

A loja Náutico, que foi reinaugurada recentemente no modelo Geração 7, conceito mais moderno de lojas do Pão de Açúcar, além de ter a Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever completamente reformada, agora conta também com um carregador para carros elétricos.

Estações de Reciclagem

Localizadas nas lojas Pão de Açúcar Fátima, Náutico, São João, Julio Ventura, Cocó, Virgílio Távora, Buena Vista e São Gerardo, as estações de reciclagem recebem diversos materiais recicláveis descartados pelos clientes, como alumínio, papel, plástico, vidro e óleo de cozinha. Em Fortaleza, a cooperativa responsável pelo recolhimento do material reciclado é a Associação de Catadores do Jangurussu – ASCAJAN.

Todo material é transformado em produtos, que retornam para o mercado e são vendidos, estimulando a cadeia produtiva, fortalecendo ainda mais a economia sustentável. Ao todo, são coletados 22 toneladas de resíduos por mês no estado, em média.

Serviço – Estações de Reciclagem do Pão de Açúcar em Fortaleza

Loja Fátima

Endereço: R. Dr Costa Araújo, 1132 – Bairro de Fátima

Loja Náutico

Endereço: Av. da Abolição, 2900 – Meireles

Loja São João

Endereço: Av. Santos Dumont, 1169 – Aldeota

Loja Júlio Ventura

Endereço:  R. Bárbara de Alencar, 1887, Loja 1

Loja Cocó

Endereço: Av. Eng. Santana Jr., 2277 – Shopping Casa Blanca Mall

Loja Virgilio Távora

Endereço:  Av. Sen. Virgílio Távora, 2270 – Dionísio Torres

Loja Buena Vista

Endereço:  Av. Washington Soares, 1500 – Lojas 3, 4 e 5 

Loja São Gerardo

Endereço:  Av. Bezerra de Meneses, 1498/1548 – São Gerardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s