Show:Extra!Ordinárias ganha temporada em março no Clube Barbixas de Comédia

Com duas sessões lotadas e ingressos esgotados em poucas horas, o show de humor Extra!Ordinárias ganha temporada fixa no Clube Barbixas de Comédia, a partir de 9 de março, com sessões toda quarta-feira, às 21h. 

O espetáculo, idealizado por Juliana Mesquita volta com novidades com a entrada de novas roteiristas e cenas cômicas que serão renovadas a cada semana. Joana Penna, Maria Shu, Renata AndradeThais Pontes e Verônica Honorato se juntam às roteiristas Luiza Yabrudi, Paula Rocha, Renata Corrêa, sob a batuta de Tatá Lopes, que assina o roteiro final e Helen Ramos. Helen também está no elencoao lado das atrizes Carla Zanini, Cecília Villar, Fafá Rennó e Jamile Godoy.

Toda a equipe do espetáculo é composta por mulheres. Formado por 6 esquetes de humor, de no máximo 10 minutos, que não é improviso e nem stand up, Extra!Ordinárias se propõe a tratar de temas universais do cotidiano a partir do olhar feminino. Embora todas as personagens sejam mulheres, as situações também falam sobre homens. E as atrizes se dividem em cena em várias configurações – às vezes, sobem todas juntas ao palco. 

“Foram muitos anos de um ponto de vista masculino, tivemos muitas mulheres abrindo os caminhos do humor pra gente poder chegar agora com elenco, roteiristas, equipe técnica e produção toda de mulheres. É só o começo, tenho certeza de que cada vez mais ocuparemos este espaço. É engraçado ver os nossos amigos (homens) que escrevem e fazem humor, assistindo e percebendo as piadas em outros lugares, a construção é diferente, mas as gargalhadas estão garantidas”, conta Juliana Mesquita.

O título do espetáculo surgiu coletivamente por conta da estreia em novembro de 2021. “Ficamos semanas experimentando nomes, então, um dia uma das roteiristas falou Ordinárias e a outra já respondeu de pronto Extra!Ordinárias. Esse nome destaca toda a potência feminina e humor. Para mim, Extra!Ordinária é uma mulher que atravessa o seu tempo com coragem, que tem a escuta e o coração abertos para as mudanças e que entende que juntas somos mais fortes. Em mais de 20 anos de carreira, nunca tinha vivido a emoção de ter ingressos esgotados em tão pouco tempo. Tomara que continue assim por muitos e muitos anos”, acrescenta Mesquita. 

Sinopse: Em Extra!Ordinárias, um poderoso time de humoristas mulheres apresenta seu olhar sagaz e divertido para situações universais do cotidiano em 6 esquetes.
“Ágil e com esquetes de fácil identificação, o espetáculo agrada a todos os tipos de públicos, principalmente o feminino LGBTQIA+, que se vêem representadas em várias situações cômicas.” Site Soda Pop

Ficha Técnica: Idealização e Produção: Juliana Mesquita (@ajulianamesquita) Roteiristas: Helen Ramos (@ahelenramos), Luiza Yabrudi (@luyabrudi), Paula Rocha (@paularochaeu), Renata Andrade (@renataandraderj), Renata Corrêa (@recorrea), Joana Penna (@joanapenna), Maria Shu (@shu.maria), Thais Pontes (@thaisinhapontes), Tata Lopes (@a_tata_lopes) e Verônica Honorato (@vevehonorato). Atrizes:  Carla Zanini (@carlamzanini), Cecília Villar (@ceciliasvillar), Fafá Rennó (@fafarenno), Helen Ramos (@ahelenramos), Jamile Godoy (@eijamile). Luz: Lica Barros. Som: Lays Somogyi. Direção de arte: Maria Carolina Marchi. Mídias sociais: Juliana Pithon. Fotografia: Amanda Mirella. Maquiagem: Kalinka Esteves. 

Apoio: Converse via Agência Lema e Marca FALA 
Realização: Extra!Ordinárias (@extraextraordinarias).

Serviço: EXTRA!ORDINÁRIAS
De 9 a 30 de março – Quarta-feira, às 21h.
Clube Barbixas de Comédias – Rua Augusta, 1129, Cerqueira César, São Paulo.
Ingressos: Entre R$30 e R$60 (couvert artístico).
Vendas: Sympla.com.br
Classificação etária: 16 anos.
Duração: 60 minutos.
Bilheteria: Segunda a Sábado, das 19h às 21h; Domingos e feriados, das 17h às 21h

Confira a seguir um pouco sobre cada uma das roteiristas e atrizes:
Helen Ramos (roteirista e atriz) Helen Ramos tem 34 anos, é brasiliense, mãe do Caetano, roteirista e atriz. Também já foi conhecida como Hel Mother por conta de seu canal no Youtube, feito em 2016, que desromantiza a maternidade e trazia pílulas sobre feminismo para ver se conseguia mudar o mundo, ou só sua família mesmo.
Em 2018, em parceria com Jorge Brivilatti, dirigiu, atuou e co-roteirizou com Renata Corrêa a série Mãe Possíveldo canal GNT. Em março de 2020, junto às roteiristas Camila Fremder e Tati Bernardi, lançou o Calcinha Larga, um podcast de humor e comportamento que já está na sua quarta temporada.

Luiza Yabrudi (roteirista) É atriz e roteirista, formada pela Escola de Comunicação da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-graduação em Roteiro para cinema, TV e Novas Mídias na PUC-Rio (2011-2012), com o professor José Carvalho, fundador da Roteiraria. Na TV Globo, escreveu os programas Tapas & Beijos (2013), Zorra (2014-2019), Tá no Ar (2017-2019), Mulheres Fantásticas (2019-2020) e Fora de Hora (2020). Para o Multishow, fez três temporadas do programa Estranhamente (2012-2014), de Fernando Caruso, e o seriado Mais X Favela (2011-2012), com supervisão de roteiro de Cacá Diegues. 
No cinema, participou do roteiro dos filmes Altas Expectativas (2017), de Álvaro Campos e Pedro Antônio, e Chocante (2017), de Johny Araújo e Bruno Mazzeo. Co-escreveu com Daniela Ocampo o filme Orlando, em fase de produção, pela MPC Filmes e Universal Pictures. No teatro, escreveu e protagonizou o infantil Patrícia Piolho(2014-2017), indicado ao Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil. 

Paula Rocha (roteirista) Paula Rocha é advogada e roteirista da TV Globo. No teatro, escreveu peças como Tubo de ensaio, Pé na Porta Comedy Show, Lavanderia Bagdá, Os Capangas, Será que ele vem?, Choque de Humor e 2 nas 11. Com um coletivo de autores, escreveu os espetáculos Clube da Cena e Pour Rir. É também supervisora de dramaturgia do Grupo de Teatro Clã de Nós. Recebeu alguns prêmios de Teatro, entre eles Prêmio Júri Popular no Festival de Breves Cenas de Manaus, duas vezes o Prêmio Dramaturgia no Niterói em Cena, Melhor Texto no 19º Salão Carioca de Humor e Prêmio Júri Popular no Mercadão Cultural do Rio de Janeiro. Na TV Globo, escreveu para os programas Amor & Sexo e Zorra. Na GNT, escreveu Tempero de Família.

Renata Corrêa (roteirista) É roteirista, escritora e dramaturga. Com forte presença nas redes sociais, seus trabalhos têm foco no humor e no protagonismo feminino. Autora do livro Vaca e Outras Moças de Família (Ed. Patuá), da peça A Fábrica de Cachorros e do documentário Clandestinas, sobre aborto no Brasil. Apresenta com Carla Lemos o podcast Primas, sobre cultura produzida por mulheres, e a série de vídeos Como Não Ser Um Machista Babaca
Escreveu a série Perrengue (MTV) e foi roteirista dos programas de humor 15 Minutos (MTV), Greg News (HBO), Tá No Ar e Fora de Hora (Tv Globo). Atualmente, é contratada da TV Globo, onde escreve o quadro Mulheres Fantásticas e a série Rensga Hits!, para Globoplay.

Tatá Lopes (chefe de roteiro) É autora, produtora, diretora e atriz do espetáculo Surto, que ficou em cartaz por 9 anos, com mais de um milhão de espectadores. Foi uma das repórteres do seriado Sensacionalista, do Multishow, onde também trabalhou como co-roteirista. Assina como roteirista o seriado Alucinadas, no Multishow, onde também atuou como atriz. É autora do livro Crônicas de um blog Abandonado.
Participou do filme E aí, Comeu?, de Bruno Mazzeo. Foi apresentadora do quadro Tatá quer Casar no programa Encontro com Fátima Bernardes. Fez participações em diversos programas da TV Globo, como A Grande família. Assina, junto à Adeline Ramalho, o canal de humor Minutos de Sabedoria, no Youtube, com mais de um milhão de visualizações. Também escreveu o seriado Canalhas, do GNT. É co-autora da peça Em casa a gente conversa. Foi roteirista do Zorra, da TV Globo, por 5 anos. É co-host do podcast Humor Globo. Foi roteirista de Fora de Hora, assim como do podcast spin-off do programa.

Joana Penna Escreveu a minissérie de ficção 95% para o Podcast Mamilos (2021). Para a TV Globo escreveu: a 2ª temporada de Dani-Se (Globo/GNT), cinco temporadas da retomada do Zorra (que concorreu ao International Emmy Awards, em 2016), a 2ª temporada de A Gente Riu Assim (2019). No teatro, escreveu o monólogo Bom Dia Pra Quem? (2017). Joana também é atriz, formada pela CAL, e foi vencedora do Prêmio de Melhor Atriz no LA Short Film Festival pelo curta-metragem O Que Restou, dirigido por Mauricio Stal, além de ter atuado em diversas peças de teatro, tais como: Apesar de Você, escrito por Celso Taddei e Gabriela Amaral e dirigido por Henrique Tavares e Márcio Trigo (2016); S’imbora o Musical – A História de Wilson Simonal (2015), direção de Pedro Brício e texto de Nelson Motta e Patrícia Andrade com direção musical de Alexandre Elias. 

Carla Zanini (atriz) É atriz e dramaturga formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP) e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP). Atuou em mais de 25 peças, como As Siamesas – Talvez eu Desmaie no Front, texto Lucienne Guedes; Coisas que Você pode Dizer em Voz Alta, texto Ricardo Inhan, com a DeSúbito Cia; Refugio, direção Alexandre Dal Farra; O Ensaio Invisível, com a cia Off off Broadway; Zucco, direção José Fernando Azevedo; Casa e Nuvem Branca, direção Ricardo Henrique; Hotel Trombose, direção Fernando Gimenes; Cuidado Cão Bravo, direção Luiza Torres; Cuidado: Garoto Apaixonado, direção Flávia Garrafa; e Sonho na Praça, direção Pedro Granato.
No audiovisual, escreveu e protagonizou dois curtas a serem lançados esse ano – Água-viva e Diretrizes – e integrou o elenco das séries O Negócio, pela HBO, e série Drunk History Brasil, pelo Comedy Central. Na área de direção, codirigiu o espetáculo Mamute, texto de Dione Carlos com a Cia do Mofo, e trabalhou como assistente de direção em espetáculos como Máquina De Escrever Reticências, com o Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi da Paulista, com direção Beth Lopes; e Solos Impossíveis, com a Cia dos Outros e direção Carolina Bianchi. Em 2017, publicou seu primeiro romance Você Só Precisa Saber da Piscina, pela Editora Primata, posteriormente levado à cena por Ricardo Henrique. 

Cecília Villar (atriz) Cecília Villar é atriz, natural de Curitiba/PR. Estudou teatro na Cena Hum Academia de Artes Cênicas e foi membro do Núcleo de Dramaturgia do SESI/PR, onde teve a oportunidade de estudar com Marcio Abreu e outros dramaturgos brasileiros. Em 2020, escreveu o solo de autoficção Princesa, que foi dirigido por Nelson Baskerville. Ao longo da sua trajetória, participou de clipes e peças publicitárias.

Fafá Renno (atriz) Co-fundadora e ex-Integrante da Cia. de Teatro Luna Lunera, formada pelo CEFAR-Palácio das Artes e bacharel em Jornalismo pela Universidade FUMEC-BH. Esteve no elenco da série para TV Beleza S/A, do canal GNT, com produção O2 Filmes. Integrou o elenco da série infantil Que Monstro te Mordeu?, da TV Cultura, dirigida por Cao Hamburguer. Fez parte do elenco da série da Rede Globo, em co-produção com a O2 Filmes, Felizes para Sempre?, sob a direção de Fernando Meirelles, como a personagem Virna, além das séries Vade RetroAssédio PSI

Participou do elenco dos espetáculos No quarto ao lado, com direção de Yara Novaes; do infantil O Rei e a Coroa Enfeitiçada, com direção de Cynthia Falabella e Débora Falabella (indicada ao prêmio de Melhor Atriz pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem). Integrou ainda o elenco dos espetáculos Loucas Por Eles, com direção de Fernando Cardoso e texto do argentino Marcos Carnevale (tradução e adaptação de Walcir Carrasco), e Mente Mentira, de Sam Sheppard, com direção de Matheus Monteiro. Seus trabalhos mais recentes são a série Escola de Gênios, do canal Gloob, como a personagem Renné; o longa-metragem Turma da Mônica – Laços, dirigido por Daniel Rezende, como a personagem Dona Cebola; e na segunda temporada de Samantha! e O Escolhido, ambas da Netflix. 

Jamile Godoy (atriz) Jamile Godoy é bacharel em artes cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná, fez teatro desde sua adolescência, além de complementar o ensino médio fazendo técnico em comunicação e arte durante quatro anos no Colégio Estadual do Paraná. Iniciou o curso livre de teatro no Teatro Lala Schneider durante três anos. Nunca deixando de se profissionalizar, neste meio tempo, fez cursos de dublagem, canto, inglês, performatividades e dança afro. Desde 2017, mora em São Paulo, onde já trilhou caminhos, iniciando o curso de canto para teatro musical no Studio Marconi Araújo. Paralelamente, cursou Humor na escola SP de Teatro e fez curso de comédia Stand Up no Espaço da Comédia. 

Em seu currículo, possui mais de 20 peças de teatro, entre elas A Farsa da Mulher do Zebedeu, opereta dirigida por Maurício Vogue; Lisístrata – O Voo das Andorinhas, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no festival Cacilda Becker; e seu trabalho mais recente O Julgamento Secreto Joana D’Arc, com direção de Fernando Nitsch em temporada no Teatro Oficina.

Sobre Juliana Mesquita – idealizadora e produtora do projeto
Formada em Cinema pela FAAP e no CPT de Antunes Filho. Atuou em peças como O fingidor texto e direção de Samir Yazbeck; Mais Um da Cia dos Dramaturgos, direção da Ana Roxo; Leila Baby, de Mario Bortoloto e direção de Jairo Matos; Play – Sobre Sexo, Mentiras e Vídeo Tape, de Rodrigo Nogueira e direção de Ivan Sugahara; Pessoas Perfeitas, de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázques, direção de Rodolfo Garcia Vázques, entre outras.  Na TV participou de diversas novelas e minisséries, entre elas Minissérie JK (GLOBO), Bicho do Mato (RECORD), Amigas e Rivais (SBT), Água na Boca (BAND). No cinema atuou em O amor no Divã (NETFLIX), de Juliana Rosenthal, direção de Alexandre Reineke, e Onde Quer Que Você Esteja (NOW), de Bel Bechara e Sandro Serpa. Idealizadora e produtora da IMPROFESTA, festival semanal de Improviso com convidados do Brasil e do mundo. Também em 2020 teve sua estreia como dramaturga e produziu seu primeiro solo O Que Sobrou? com direção de Nelson Baskerville. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s