Dia Mundial do TDAH: entenda como identificar e tratar o transtorno

Nesta semana, mais precisamente no dia 13 de julho, foi celebrado o Dia Mundial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A data foi instituída para lembrar a importância da conscientização sobre o distúrbio e as dificuldades que pessoas com essa doença enfrentam em todos os meios, além de alertar a população sobre como identificar e tratar o transtorno. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o TDAH atinge entre 2% e 7% das crianças e adolescentes no mundo. No Brasil, estima-se que 5,8% da população sofra com os efeitos como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Ciente da relevância do tema, a Call Med, distribuidora de medicamentos e produtos médico-hospitalares do nordeste – com atendimento em todo o país -, destaca algumas informações importantes a respeito do distúrbio, para alertar clientes e a população em geral sobre o diagnóstico da doença.

O TDAH é um transtorno neurobiológico que surge ainda na infância e, quase sempre, acompanha o indivíduo até a fase adulta. Segundo as estatísticas, ele afeta um elevado número de crianças em idade escolar e pré-escolar e ocorre como resultado de bases multifatoriais: genéticas, biológicas, sociais e neuropsicológicas. O diagnóstico tardio pode acarretar prejuízos significativos para o indivíduo em todas as suas áreas de convívio social, seja a acadêmica, lazer ou familiar, por isso os especialistas ressaltam a importância da avaliação precoce com a participação de uma equipe multidisciplinar. A avaliação do TDAH é baseada em critérios bem definidos, como os que constam no Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria.

Contudo, é importante destacar que cada caso tem suas especificidades e, na maioria das vezes, quando diagnosticado o transtorno de forma precoce e realizado o acompanhamento necessário com o médico neurologista e psiquiatra infantil e da adolescência, especialistas para tratar a doença crônica, o paciente pode demonstrar melhoras significativas no decorrer dos anos e levar uma vida tranquila.  

Conheça os 3 tipos de TDAH

TDAH tipo hiperativo/impulsivo

  • Pessoas com TDAH hiperativo/impulsivo sentem necessidade de se movimentar constantemente, costumam ser inquietas e têm dificuldade em permanecer sentadas. Nas interações com os outros, costumam falar muito, interromper as falas do interlocutor e completar suas frases antes que ele termine de completar seu raciocínio.

TDAH Tipo desatento 

  • Pessoas com TDAH tipo desatento cometem erros por descuido, pois têm dificuldade em manter a atenção, em seguir instruções detalhadas e organizar tarefas e atividades. Também podem ter uma memória de trabalho fraca, se distraem facilmente com estímulos externos e perdem coisas constantemente. 

TDAH Tipo misto/combinado 

  • Pessoas com TDAH tipo misto/combinado demonstram seis ou mais sintomas de desatenção e seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

É importante reforçar que não se deve generalizar os casos e nem todas as crianças que são agitadas têm o diagnóstico de TDAH. Aproximadamente, 90% das crianças entre três e cinco anos podem apresentar uma agitação psicomotora comum, que tende a desaparecer com a maturação do sistema nervoso. Para mais detalhes sobre o transtorno e definição sobre o diagnóstico do paciente, a equipe da Call Med alerta que é fundamental a consulta com o especialista.

Sobre a Call Med

A Call Med foi idealizada em 2008 com o objetivo de atender a demanda de distribuição de medicamentos e materiais médico–hospitalares junto às regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em 2009, com o foco maior no mercado público, a empresa iniciou as atividades no bairro de Fátima, em Fortaleza, dando início a parcerias com os fabricantes na linha de medicamentos similares, materiais médico-hospitalares e produtos odontológicos. No ano seguinte, iniciou a distribuição para o setor privado, o que colaborou significativamente para a ampliação do negócio.

Em 2011, a sede foi transferida para o bairro Cajazeiras, onde foi possível ter um espaço mais amplo e com localização estratégica para o atendimento dos seus clientes. Com essas mudanças, novos parceiros surgiram e, consequentemente, novos produtos foram inseridos na composição da linha da Call Med, como os medicamentos genéricos e os saneantes. No ano de 2021, a distribuidora inaugurou a sua primeira loja varejista em Fortaleza: a Drogaria Call Med Express.

Atualmente, a Call Med conta com uma equipe formada por mais de 60 profissionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s